terça-feira, 7 de abril de 2009

Dia do Jornalista


No dia 07 de abril comemoramos o dia do jornalista, um profissional que apesar de uma atividade de muito desgaste e responsabilidade, precisa estar sempre atento às mudanças ocorridas na sociedade. Ou seja, um jogador polivante, em termos futebolísticos.
Há controvérsias sobre o dia do jornalista, em algumas ocasiões ele pode ser comemorado no dia 24 de janeiro por ocasião da data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica). O dia 29 de janeiro, também uma data comemorativa do ofício do jornalismo, é a efeméride mais citada e mais recuada na história do Brasil. Tal longevidade não lhe confere informações precisas sobre seu início e o porquê da escolha deste dia. Alguns afirmam ser uma homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio falecido em 1905.
No dia 16 de abril comemora-se o dia do repórter, um profissional do jornalismo, ou seja, podemos chamar também de dia do jornalista também.
Tomemos o dia 07 de abril como uma espécie de data oficial. Remontando ao passado, a data relembra o assassinato de um dos mais importantes jornalistas da época imperial brasileira, o italiano João Batista Líbero Badaró. Alguns meses depois, aliados a diversos outros fatores, o imperador Dom Pedro I renunciara em favor de seu filho Dom Pedro II, partindo para Portugal. Para alguns historiadores, a morte de Líbero Badaró foi um grave ataque à figura pública do imperador e de seus políticos.
Anos depois, a Associação Brasileira de Imprensa escolheu o fato para representar o dia do jornalista.
Nós do CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – parabenizamos todos os profissionais do jornalismo, em especial, o colaborador, amigo, parceiro, o jornalista Julio Cesar Rocha.


CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...