segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FESTIVAL NO ARQUIVO NACIONAL FAZ HOMENAGEM À INFLUÊNCIA ITALIANA NO CINEMA BRASILEIRO

da Agência Brasil

O 10º Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Recine 2011) homenageia este ano a influência italiana no cinema brasileiro. A partir de hoje (7), até a próxima sexta-feira (11), o público que for ao Arquivo Nacional, no centro do Rio, poderá conferir preciosidades.

O curador do festival, Clovis Molinari, ressaltou que a mostra é uma forma de fazer justiça à grande influência que italianos que chegaram ao Brasil no fim do século 19 e início do século passado tiveram tanto na estruturação da indústria cinematográfica quanto no desenvolvimento artístico, atuando em todos os níveis.

“A Itália está na raiz do cinema brasileiro. Foram os italianos que construíram a indústria do entretenimento na cidade do Rio de Janeiro. Não só fizeram os filmes, como foram donos das salas de cinema. Os irmãos Pascoal e Afonso Segreto foram os pioneiros, que organizaram a primeira sessão de cinema [em 1896].”

Molinari lembrou que os grandes estúdios brasileiros também foram criados por influência italiana. “Os italianos nos ajudaram a construir uma indústria cinematográfica nos moldes de Hollywood, que foi a Companhia Vera Cruz, por meio do produtor Franco Zampari e do diretor Adolfo Celi. Vieram para construir em São Bernardo, em São Paulo, um grande estúdio como existia na Alemanha, nos Estados Unidos e na Itália, com a Cinecitta.”

Entre os destaques do festival, está Cabíria, de Giusseppe Pastrone, de 1914, responsável pelo início de um tipo de cinema espetacular, depois assimilado por Hollywood. Também será exibido O Leão de Sete Cabeças, de Glauber Rocha, em cópia restaurada na Itália. Outras preciosidades incluem obras do italiano Gilberto Rossi, dos primórdios do cinema mudo, que serão apresentadas na abertura acompanhadas ao piano por Ana Agazzi, bisneta do diretor.

O festival começa hoje às 18h, com apresentações musicais e a exibição de filmes. No total, serão apresentadas obras em cinco salas e no pátio interno do Arquivo Nacional. Haverá debates e uma mostra competitiva com produções atuais. As informações completas estão no endereço eletrônico www.recine.com.br. O festival conta com o apoio da Petrobras, Eletrobras, Casa da Moeda e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Arquivo Nacional fica na Praça da República, próximo à Central do Brasil.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...