quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE CONSCIENTIZAÇÃO MARCAM AS COMEMORAÇÕES DO DIA DA CRIANÇA

Agência Brasil

Milhares de famílias participam da festa do Dia da Criança, na Quinta da Boa Vista, principal local de comemoração na zona norte da cidade, com shows de artistas, barracas e distribuição de brindes para a criançada. A Cruz Vermelha Brasileira, por meio da Coordenação do Departamento da Juventude do Rio de Janeiro, está promovendo atividades como gincana, com a distribuição de brinquedos feita por uma equipe de socorristas de plantão no Jardim Zoológico, que funciona no local.

Segundo o coordenador do programa, Alexandre Schinner, um grupo de escoteiros de São Paulo também está participando das atividades com a criançada. “Esta é uma atividade que vai até as 17h, trazendo a felicidade e o sorriso da criançada”. A Secretaria de Defesa Civil, por meio do Corpo de Bombeiros, também está participa da festa, conscientizando a população sobre os riscos da dengue com a campanha Dez Minutos contra a Dengue, que tem a finalidade de criar nas pessoas o hábito de fazer a vistoria em suas casas semanalmente dispondo apenas de dez minutos.

O coordenador executivo da operação contra a dengue do Corpo de Bombeiros, Daniel Barcelos, disse que “essa nova proposta do governo foi um trabalho que já foi desenvolvido em outros países. Em Cingapura e no Paraguai deu certo, com redução de 95% de índice de infestação. Então é realmente trazer um trabalho que já deu certo fora e tentar operacionalizar aqui no nosso estado. Esse trabalho tem como foco passar para o morador que ele tem condição de identificar todos os focos do mosquito transmissor [Aedes aegypti] e sua residência, e eliminá-los”.

O capitão Barcelos declarou ainda que existe a preocupação de uma epidemia de dengue no próximo verão, com a entrada dos quatro tipos de vírus da doença no estado. Por isso, defende a conscientização da população como melhor instrumento de combate à dengue. “Não existe outra forma de combate, que é o controle mecânico, a conscientização, com a gente fazendo a nossa parte dentro de casa, fazendo a eliminação de possíveis focos em nossa residência”.

Equipes de fiscais da Operação Lei Seca, também participam das atividades do Dia da Criança com informações educativas sobre o risco de beber e dirigir. O cadeirante William de Souza, de 41 anos idade, que participa da campanha de conscientização de que álcool não combina com a direção, ficou paraplégico aos 21 anos de idade, depois de ter bebido em uma noitada e batido o carro que dirigia. “Eu sou cadeirante e tive a infelicidade de fazer a mistura do álcool e direção que me deixou paraplégico. O governo recrutou deficientes que tivessem um histórico real da mistura do álcool com a direção, para que a gente possa dar um relato de que essa mistura não combina”, alertou.

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  
Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...