domingo, 12 de setembro de 2010

MARLOS NOBRE E A MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA



Marlos Nobre de Almeida ou, como é mais conhecido, Marlos Nobre nasceu em 18 de fevereiro de 1939, no Recife, Pernambuco, é pianista, compositor e regente brasileiro. É um dos nomes mais conhecidos no Brasil e no exterior do mundo da música de concerto.

Iniciou seus estudos no Recife, aos cinco anos de idade, no Conservatório Pernambucano de Música. Diplomou-se em piano e matérias teóricas em 1955.

Posteriormente, fez curso de aperfeiçoamento com Mozart Camargo Guarnieri. Estudou na qualidade de pós-graduado, com Alberto Ginastera, Olivier Messien, Aaron Copland e Bruno Maderna.

Atuou em varias instituições, enquanto direção, inclusive a direção musical do Rádio MEC, do Rio de Janeiro. Atualmente, ocupa a cadeira nº1 da Academia Brasileira de Música.

Marlos Nobre recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Dentre suas outras atuais atividades, se destacam os dois programas na Rádio MEC FM, “Música Contemporânea” e “Linguagem da Música”.

Sua obra é variada e inclui música orquestral, música de câmara, para piano, para violão e coral. Dentre as suas principais obras, destacamos as mais conhecidas: Krimakrinkrin (1964), Rhytmetron (1968), Biosfera para orquestra de cordas (1997), In memoriam (1973), Concertante do Imaginário para piano e orquestra (1989), Passacaglia para orquestra (1997), a série Desafios e os Ciclos Nordestinos, entre outras.

Marlos Nobre tem na sua arte fortes elementos da música brasileira, em especial, do nordeste, sua origem natal. Além disso, transita pela música tradicional e fez investidas, bem sucedidas, no âmbito da música contemporânea, expressando de forma original seu talento.

Está, possivelmente, entre os maiores compositores das Américas e talvez, possa ser considerado o maior compositor brasileiro vivo.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – faz homenagem a este grande artista brasileiro nos seus 70 anos de vida e 50 anos dedicados à música.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

2 comentários:

Marlos Nobre disse...

Obrigado pela bela homenagem, caros amigos, fiquei feliz com este reconhecimento do eu trabalho, vindo de vocês, grande abraço, Marlos Nobre

CEPRO disse...

Prezado Marlos:

Nosso Centro Cultural, o CEPRO, tem como um de seus objetivos divulgar gratuitamente as artes, seja no registro popular,seja no erudito, junto a nossa população de Rio das Ostras,e consideramos que a sua arte representa uma bem engendrada e inspirada síntese de ambos esses registros com forte toque brasileiro.
Diretoria do CEPRO

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...