terça-feira, 26 de outubro de 2010

PELA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO


Vivenciamos lutas, esperanças, desacertos, dores, conquistas, construções coletivas, propostas, dificuldades, desilusões, afetos e muito carinho! Tivemos sempre o objetivo de melhorar a vida. Melhorar a vida de nossa população e a vida principalmente de nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Lutamos incansavelmente pela emancipação dos sujeitos!

Mais um dia do Professor se comemora – 15 de outubro - e com ele renovamos nossas expectativas reafirmando nossa intenção de trabalho, numa ação conjunta e múltipla, possibilitadora de diálogos e trocas. Através dos professores, funcionários, alunos e pais.

Compreendemos que a escola por sua vez, é um bem público, político e cultural, que deve dar voz às culturas e saberes silenciados. A escola é um espaço de poder, portanto, o poder dominante pode ser desocultado, ele nunca é total. Nela é possível construir coletivamente formas de existência, de práticas políticas e pedagógicas fundadas na horizontalidade, na autonomia, na participação e na democracia.

Destacamos a formação que deve ser pensada como processo inicial e continuado e definida como direito dos profissionais da educação e dever do Estado, garantindo as condições para esse processo formativo, principalmente, dentro de sua carga horária de trabalho conforme prevê a LDBEN.

Infelizmente, as políticas educacionais pouco avançaram no sentido da construção da educação classista, pública, inclusiva, gratuita, democrática e de qualidade social.

Consideramos que as produções teóricas contribuíram para nossas reflexões e ações. Nessa perspectiva foi, e continua sendo, levar aos sujeitos de nosso tempo as experiências e as reflexões teóricas que contribuíram a luta da humanidade, principalmente em nossa especificidade educacional.

Neste sentido, estar aberto ao debate, ao refazer, a repensar nossas práticas e nossas produções.

Sendo uma educadora progressista, minha posição é a favor da Escola que contribui para a formação humana num movimento permanente de re-reflexão sobre si mesma.

Por fim, insistimos numa afirmação - os desafios são muitos e nada melhor para se superar as dificuldades do que partir do discurso para a prática. Entendemos que este deve ser um compromisso de todos e todas.

Devemos lutar por um modelo de desenvolvimento que seja socialmente justo, com valores éticos e respeito à soberania dos povos.

Concluo re-afirmando que a mais perversa armadilha da alienação é acreditar que o mundo “sempre foi assim” e, portanto, “sempre será”.

Professora Guilhermina Rocha
Especialista em Educação e Historiadora.
Presidente do CEPRO

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...