domingo, 9 de maio de 2010

PAUL SINGER E A ECONOMIA SOLIDÁRIA


“Destruir o capitalismo é ótimo desde que a gente consiga colocar em seu lugar algo no mínimo tão bom ou melhor” (Paul Singer).

Economia Solidária e Paul Singer – tudo a ver. Para quem não sabe, toda esta movimentação dos últimos dias entorno das Conferências sobre Economia Solidária tem um “pai” ou responsável maior no país: chama-se Paul Singer

Este economista é titular da Secretaria Nacional da Economia Solidária, órgão do governo federal. Calmo e tranqüilo, este senhor, do alto dos seus setenta e oito anos, tem um orgulho a declarar: “ser um socialista convicto”. Mas sem dogmatismo e sem defender regimes de esquerda autoritários. Pois, para ele, “sem democracia, sem liberdade, não há socialismo”.

A seguir, apresentamos algumas idéias deste renomado intelectual, escritor e realizador, publicadas em entrevista na Revista Fórum, nº 83, deste ano.

Sobre Socialismo:

Entendo a sociedade socialista como aquela em que o povo tem liberdade de experimentar tipos diferentes de socialismo em cada estado, município, bairro ou comunidade, como nós estamos fazendo com a economia solidária.

A economia solidária é um ensaio para uma possível sociedade socialista. Este ensaio está se revelando multiforme... Para mim, traçar uma utopia agora é fácil demais, e o que insisto é que, ou o socialismo será construído por uma humanidade inteira, ou não será socialismo.

Sobre educação popular:

Hoje, nós, socialistas da Economia Solidária, estamos fazendo avanços extremamente importantes na área de educação popular. A educação que as nossas crianças recebem nas escolas públicas é extremamente alienante...

Quando a criança vai para a escola, já aprendem muita coisa, a falar, a controlar suas necessidades, a correr, pular, se comunicar, viver em sociedade com outras crianças. Ela não é um quadro limpo em que você vai desenhar o que quiser. A educação democrática é irmã gêmea da economia solidária.

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras


Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiramente, parabéns por divulgar a economia solidária! Se quiser mais informações sobre comercio justo, basta acessar o blog Mercado ao seu Alcance, da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae (http://mercadoaoseualcance.wordpress.com).

Sua visita será muito bem vinda!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025

    EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025   ...