terça-feira, 20 de abril de 2010

Circuito Permanente Tartaruga/Centro/Boca da Barra



Rio das Ostras ganhará um novo atrativo turístico no próximo dia 21 de abril – o Circuito Permanente Tartaruga/Centro/Boca da Barra. O lançamento acontecerá com uma Caminhada Cultural, com partida do Centro de Informação Turística, na Praia da Tartaruga, a partir das 9h. Totalmente aberta ao público.
Este será o segundo Circuito Permanente de Caminhadas de Rio das Ostras, elaborado nos moldes do IVV – Federação Internacional de Esportes Populares da França. O objetivo é promover os pontos históricos e culturais da cidade junto aos caminhantes e oferecer um novo atrativo para os turistas.
O circuito é circular, com saída e chegada no Posto de Informações Turísticas, na Praia da Tartaruga. Ao todo são 14 pontos a ser conhecidos – Praça Pereira Câmara, Poço de Pedras, Figueira Centenária, Praça São Pedro, Casa da Cultura Dr. Bento Costa Junior, Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, Praia do Cemitério, Boca da Barra, Rio das Ostras, Manguezais, Entreposto de Pesca, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Feira de Artesanato e Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.
O caminhante receberá um mapa prescrevendo o caminho e um roteiro com a descrição de cada ponto histórico-cultural, a fim de que cada participante faça o percurso no próprio ritmo e tempo.
Dos 14 pontos, alguns tem relevância histórica inestimável, como o próprio rio que dá nome a cidade, o Rio das Ostras; e o primeiro museu de sítio arqueológico do país, o Sambaqui da Tarioba.
O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – apoia esta ideia, como também valoriza a história e cultura locais indicando como outros pontos que devem ser visitados em nossa bela cidade, entre eles, destacam-se o Parque dos Pássaros, o belo e bucólico Parque Municipal, a Reserva Biológica União (RE-Bio) e a Estação Ferroviária de Rocha Leão.
Como o feriadão se aproxima, aproveitem a estadia em nossa cidade e divirtam-se. Aos moradores, revejam as maravilhas de nossa cidade.


CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras


Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...