quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Feliz Dia dos Professores e Professoras



O Dia 15 de outubro é o Dia do Professor.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – parabeniza todos aqueles e aquelas que se dispõem a lecionar, ensinar e aprender ao mesmo tempo nesse imenso país continental, com tantas diferenças e costumes particulares.
O CEPRO, que entre seus fundadores possui grande parcela de professores dos mais diversos segmentos e disciplinas, tem o orgulho de fazer parte dessa missão gloriosa que é ajudar a formar mentes e idéias, ou pelo menos permitir que as pessoas tenham os subsídios necessários para fazer isso por conta própria.
Nós do CEPRO homenageando nossa presidente, a Profª Guilhermina Rocha, acreditamos que estamos homenageando esses profissionais que fazem a verdadeira revolução.
A revolução do conhecimento.
Algumas curiosidades sobre o ato de ensinar:
· A escola surgiu na Idade Antiga na Mesopotâmia, onde fica atualmente o Iraque, e era chamada de Eduba e os professores normalmente eram os escribas.
· O filósofo grego Platão, na Grécia Clássica, afirmava sobre a importância do professor na formação do cidadão.
· Na própria Grécia Antiga, existiam modelos diferentes de escolas, os atenienses pensavam na educação cidadã, já os espartanos, acreditavam que as escolas tinham o propósito de formar apenas os líderes, pois eram uma sociedade guerreira.
· Durante a Idade Média, a Europa caiu em um profundo marasmo, no Império Árabe, no entanto, a educação florescia com a leitura de textos de Platão e Aristóteles.
· O Iluminismo é um dos grandes responsáveis pela luta pela universalização das escolas, seu lema “As luzes do conhecimento” já diz tudo.
· No Brasil colonial e imperial, a educação era para poucos. Só para citarmos um único episódio, em Rio das Ostras, no final do século XIX, havia apenas um professor e ele nem morava na cidade.

Mas nem tudo são flores, os movimentos sociais, os sindicatos de classe e as centrais sindicais alegam que uma das carreiras mais prejudicadas, do ponto de vista financeiro, seja a dos professores. Em muitos estados e municípios, o piso salarial mínimo não é respeitado, os instrumentos e insumos básicos para o ato de ensinar não são fornecidos e em muitos casos, falta até mesmo segurança para o professor trabalhar.
Assim, faz-se necessário repensar a importância do professor em nossa sociedade.
Parafraseando Paulo Freire, a educação não transforma o mundo e sim muda as pessoas, as pessoas transformaram o mundo.

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025

    EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025   ...