terça-feira, 8 de outubro de 2013

Organizações querem educação reafirmada como direito fundamental


Durante a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, 22 organizações e redes da sociedade civil apresentaram a declaração “O Direito Humano à Educação na Agenda Pós 2015”, a fim de pedir que a agenda de desenvolvimento que sucederá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio a partir de 2015 tenha como foco o cumprimento dos direitos humanos e que reafirme a educação como direito fundamental.

A educação é tratada como tema importante na nova agenda de desenvolvimento, mas existem divergências sobre o sentido que se quer. Há um predomínio de um conceito que reduz a educação à formação de capital humano e à empregabilidade, focando em resultados mínimos de leitura, escrita e matemática.

Já o posicionamento defendido pelas organizações e redes sociais é que a prática educativa precisa ser orientada para o desenvolvimento da personalidade humana e o respeito aos direitos humanos e à democracia. Para tanto, a qualidade da educação deve ser percebida a partir de uma perspectiva ampla e humanista. Além disso, as organizações defendem que a educação é um caminho para a obtenção de outros direitos humanos como cultura, trabalho digno, direito de expressão e informação e à cidadania ativa.

Também foi colocada como demanda durante a 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU a oferta, por parte dos Estados, de uma educação gratuita para todos e todas, assim como determinam os instrumentos internacionais de direitos humanos.

Leia na íntegra a Declaração Conjunta das Organizações em castelhano ou em inglês.

Fonte:  Adital.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...