terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EVENTO NO RIO COMEMORA O DIA DO MUSEÓLOGO

da Agência Brasil

O Dia do Museólogo, instituído em 2004 e comemorado em 18 de dezembro, foi festejado hoje (20), no Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura. No evento, aberto ao público, o presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., fez um balanço das realizações do órgão em 2011 e falou das perspectivas para 2012.
Ao longo deste ano, o Programa de Fomento aos Museus do Ibram lançou dez editais, seis deles inéditos, destinando R$ 16 milhões a projetos relacionados à implantação e modernização de instituições museológicas em todo o país. Outras iniciativas destacadas pelo presidente do Ibram foram o lançamento das publicações Museus em Números e Guia dos Museus Brasileiros.
Estudo inédito, Museus em Números, em dois volumes, foi a primeira publicação editada no país sobre a quantidade e a qualidade dos museus brasileiros. Já o Guia dos Museus Brasileiros traz dados como ano de criação, endereço, horários de funcionamento e tipo do acervo das 3.025 instituições mapeadas pelo Ibram.
Para 2012, estão entre as atividades do Ibram a realização do Fórum Nacional de Museus, de 16 a 20 de julho, a 10ª Semana Nacional de Museus (14 a 20 de maio) e a 6ª Primavera dos Museus, em setembro. Os 30 museus que integram a estrutura do órgão federal deverão ampliar o número de exposições em pelo menos 20% no próximo ano.

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  
Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...