quinta-feira, 30 de junho de 2011

HUMANIZAÇÃO É TEMA DA 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A participação popular é indispensável para definir as políticas públicas de saúde. A partir dessa premissa, Rio das Ostras promove sua 9ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo comunidade, autoridades e profissionais da área para debater os rumos da Saúde na cidade. A abertura será dia 1º de julho, às 18h, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Carlos Augusto. Dias 2 e 3, o evento acontece na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, a partir de 8h.

“Pautamos nossas políticas de saúde de acordo com as necessidades da população. A conferência é uma oportunidade para debatermos a fundo essas demandas e construirmos juntos, poder público e comunidade, a rede de saúde que desejamos”, disse o prefeito Carlos Augusto.

Durante a abertura, a Assessora da Área de Acolhimento e Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, Mônica Guedes, vai proferir uma palestra sobre o tema principal da Conferência “Acolhimento e Humanização para o Crescimento da Promoção, Prevenção e Recuperação na Saúde”. O ex-presidente do Conselho das Secretarias Municipais do Rio de Janeiro (Cosems- RJ), Antonio Carlos Oliveira Junior (Maninho), falará sobre o panorama da Saúde de Rio das Ostras.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Manhães, explica que a escolha do tema se alinha às premissas da atual gestão. “Ao lado do desenvolvimento científico e tecnológico, a humanização do atendimento tem que ser prioridade para todos os gestores e está diretamente ligada à prevenção e à cura”, afirmou o secretário.

TEMAS - No dia 2, o evento começa com café da manhã e às 9h, o médico convidado Carmelindo Maliska irá ministrar uma palestra sobre Medicina Baseada em Humanidade.

A partir de 10h, começam as apresentações dos painéis relativos aos principais temas em debate da Conferência: “Saúde do Servidor”, “Atenção Básica de Saúde”, “Saúde Mental” e “Reabilitação”, assuntos que serão, em seguida, debatidos pelos grupos de trabalho, durante a tarde.

Os usuários do Centro de Reabilitação farão uma apresentação de dança sênior e técnicos da Secretaria de Saúde vão falar ao público sobre os programas e unidades do município. No último dia, a plenária reúne os participantes para leitura e aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho e, à tarde, serão eleitos os novos conselheiros de saúde do município. O evento se encerra com o pronunciamento do secretário municipal de Saúde e com um almoço de confraternização.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  
Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...