segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Saiba mais sobre a gripe Influenza A H1N1


Gripe A, Nova Gripe e Gripe Suína são alguns dos diversos nomes dados a doença respiratória causada pelo vírus A, tecnicamente falando seu nome correto é Influenza A (H1N1). Essa gripe, que teve seu vírus alterado por mutações, é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.
O Ministério da Saúde propôs uma série de recomendações. Entre elas, evitar aglomerações, lavar bens as mãos, procurar um médico ao menor dos sintomas. Além dessas recomendações, existem outras mais específicas como usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas, ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar tocar olhos, nariz ou boca e principalmente não usar medicamentos sem orientação médica.
Caso você tenha estado em áreas afetadas pela Gripe A, nos últimos 10 dias, e esteja apresentando febre superior a 38ºC é aconselhável que se procure por assistência médica na unidade de saúde mais próxima e informe ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.
A forma rápida de contágio dessa doença reclassificou a infecção por Influenza A (H1N1) de epidemia para pandemia.
Mas você sabe o que significa tais termos?
Epidemia significa doença que, numa localidade ou região, ataca simultaneamente muitas pessoas. Já Pandemia é o surto de uma doença com distribuição geográfica muito alargada.
Existem grupos de pessoas que são mais propensos a serem infectados pelo vírus da Influenza A (H1N1), são eles: idosos, crianças, gestantes, obesos, doentes crônicos e pessoas com imunidade reduzida.
Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, febre repentina, tosse, coriza, dores musculares e nas articulações, podendo evoluir para sintomas mais críticos como: confusão mental, pressão baixa, dores no peito, frequência respiratória alterada, sinais de desidratação e dedos das mãos e pés arroxeados.
Para evitar que a Influenza A (H1N1) atinja a um dos principais grupos de risco, as crianças, diversas prefeituras prorrogaram o período de férias escolares pelo menos até o dia 17 de agosto. Tal decisão foi seguida por escolas e creches particulares de diversos estados, principalmente Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, assim mais de 15 milhões de alunos estarão sem aulas neste período. Tal decisão não foi uma prerrogativa do Ministério da Saúde, e sim dos estados e de suas prefeituras.
Especialistas discordam sobre o adiamento das aulas, com opiniões contra e a favor deste. Eles concordam apenas em um aspecto a capacidade de infecção do vírus.
O CEPROCentro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – aconselha que se tomem as medidas propostas pelas autoridades de saúde.
Para maiores informações acesse:

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/influenza/index.htm
http://super.abril.com.br/revista/254/materia_revista_466580.shtml?pagina=1
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534



CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...