segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Em 2013, o Festival Assim Vivemos comemora 10 anos de existência. Mantendo a tradição que o legitimou como a maior celebração da inclusão cultural do Brasil, nesta sexta edição seguimos com o foco na pessoa com deficiência como protagonista dos filmes e do público do festival.

O Assim Vivemos tem a honra de ser o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates), desde 2003. Quanto à acessibilidade física, o festival é realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, que garante o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

A programação inédita conta com 26 filmes de 17 países, que trazem novas abordagens sobre o tema do autismo e seu amplo espectro, sobre o tema da surdez e os posicionamentos conflitantes entre oralização e sinalização, sobre as moradias assistidas para pessoas com deficiência e as complexidades da institucionalização, entre outros temas palpitantes. Como de costume, os filmes do festival nos trazem personagens encantadores, que mostram suas vidas e apresentam experiências de inclusão situadas em todos os hemisférios.

Convidamos o filme As Sessões (Fox Filmes) para dar o mote a um dos quatro debates que tradicionalmente organizamos sobre temas específicos, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados e realizadores. O filme trata da vida afetiva e sexual de Mark O’Brien, personagem real que já foi retratado em um documentário que exibimos na primeira edição do festival: Lições de Respiração: a vida e a obra de Mark O’Brien. No filme As Sessões, o tema da Terapeuta Sexual Substituta é diretamente abordado, para mostrar como essa prática, já desenvolvida nos Estados Unidos há mais de 30 anos, pode colaborar para melhorar a qualidade de vida afetiva e sexual dos pacientes da terapia convencional. Os outros temas de debates serão Autismo e seus desafios, Surdez e comunicação e Institucionalização das pessoas com deficiência.

Todas as sessões terão ENTRADA FRANCA.

Rio de Janeiro

21.AGO-1.SET.2013
Rua Primeiro de Março  66  Centro  20010-000
Tel. [21] 3808-2020
twitter.com/ccbb_rjfacebook.com/ccbb.rj
São Paulo
2-12.OUT.2013
Rua Álvares Penteado  112  Centro  SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Tels. [11] 3113-3651 / 3113-3652
twitter.com/ccbb_spfacebook.com/ccbbsp
Confira a programação completa no site www.assimvivemos.com.br.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...