terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aniversário de Casimiro de Abreu





Há 170 anos, nascia em Barra de São João, bucólico distrito da cidade fluminense de Casimiro de Abreu, o poeta que dá o nome a cidade, Casimiro José Marques de Abreu, que foi contemporâneo a segunda fase do Romantismo Brasileiro.
A cidade está em festa pois além da feliz memória de seu poeta maior, também está comemorando seu 150º aniversário. Fundada em 15 de setembro de 1859, Casimiro de Abreu é uma cidade que faz fronteira com os municípios de Rio das Ostras, outrora seu distrito, Silva Jardim, Cabo Frio, Nova Friburgo e Rio Bonito.
A história da cidade e do poeta se confundem, não apenas pelo nome, o pai de Casimiro era um rico fazendeiro, sua propriedade era conhecida como Fazenda Indaiaçu, antigo nome da cidade, que foi alterado para homenagear o poeta.
Casimiro de Abreu, que é o patrono da Cadeira número 6 da Academia Brasileira de Letras, escreveu o célebre poema Meus oito anos:

Oh que saudades que tenho
da aurora da minha vida,
da minha infância querida
que os anos não trazem mais

Que amor, que sonhos, que flores,
naquelas tardes fagueiras,
a sombra das bananeiras,
debaixo dos laranjais...

Além de poeta, foi colaborador de diversos jornais da época como O Progresso, Correio Mercantil, onde conheceu os escritores Manuel Antônio de Almeida e Machado de Assis, amistosamente chamado de Machadinho. Anteriormente em Portugal, conheceu o também renomado poeta português Alexandre Herculano.
Casimiro de Abreu morreu jovem, aos 21 anos, vítima da tuberculose, em 18 de outubro de 1860.
Para comemorar a efeméride a Prefeitura de Casimiro de Abreu iniciou neste sábado um sem número de eventos, com destaque para o desfile cívico, o concurso leiteiro e grandes shows com artistas diversos. Para relembrar o poeta, foi organizada uma exposição pela equipe do Centro de Memórias da Fundação Cultural. A mostra reunirá, entre os dias 11 e 15 de setembro, no Parque de Exposições e Eventos, diversas edições do livro mais clássico do poeta, “Primaveras”, réplicas de manuscritos, jornais da época, uma réplica de um desenho feito por Casimiro retratando a Batalha de Waterloo (nas guerras de Napoleão Bonaparte) e a cópia de uma correspondência entre Casimiro e Machado de Assis.
O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – parabeniza a bela cidade em festa e lembra que nós riostrenses também somos um pouco casimirenses. Afinal tal pai, tal filho...

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...