quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Hábitos alimentares saudáveis devem começar na infância


O que fazer para as crianças consumirem alimentos saudáveis? Como deve ser o preparo da lancheira? Hábitos alimentares corretos são determinantes nesta fase e contribuem para que no futuro as crianças não desenvolvam doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade.

Segundo a coordenadora substituta da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Tatiana Coimbra, é importante que os pais sejam exemplos para os filhos e evitem alimentos gordurosos, biscoitos e guloseimas. “Temos um grande número de crianças com colesterol alto e sobrepeso. É importante reforçar que dentro de casa, crianças devem ser estimuladas a ter alimentação equilibrada com leite, pães, frutas da época, verduras. O recomendado é reduzir o consumo de frituras e refrigerante durante a semana”, destaca Tatiana.

O período escolar é um momento determinante para os pequenos adquirirem hábitos saudáveis.Para promover hábitos saudáveis em crianças e jovens, os ministérios da Saúde e da Educação trabalham em parceria para fortalecer o Programa Saúde na Escola, que leva médicos e profissionais das Unidades Básicas de Saúde à rede pública de ensino para aconselhamento nutricional e orientação de saúde. Já foram atendidos 12 milhões de estudantes em 56 mil escolas de 2.495 municípios.

A coordenadora Tatiana Coimbra ressalta, também, que para os passeios em família, onde está previsto um lanche fora de casa, o ideal é levar frutas, sucos naturais e sanduíches preparados em casa. “Quando isso não é possível, os pais devem dar preferência a alimentos preparados na hora, como carnes grelhadas. Para evitar contaminações, devem evitar hortaliças cruas, dar preferência a verduras cozidas”, ensina.

De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.

Dez Passos para uma Alimentação Saudável – O Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos – Dez Passos para uma Alimentação Saudável, foi elaborado pela coordenação geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde para os profissionais de atenção básica para orientar às mães e cuidadores quanto à alimentação saudável das crianças brasileiras menores de 2 anos. É importante que a criança desde cedo coma frutas, verduras e legumes variados, para receber maiores quantidades de vitamina, ferro e fibras, além de adquirir hábitos alimentares saudáveis que perduram por toda a vida adulta. O ideal é oferecer duas frutas diferentes por dia, com preferência às frutas da estação, principalmente as ricas em vitamina A, como as amarelas ou alaranjadas e que sejam cultivadas localmente.



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...