sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O CEPRO MARCOU O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM HOMENAGENS E ATIVIDADES


Neste sábado, 20 de novembro, o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – comemorou o Dia da Consciência Negra, em sua 3ª versão.

Como nos dois anos anteriores, um programa de atividades culturais e educacionais marcou esta importante data nacional para lembrar o valioso legado negro para a formação social, econômica e cultural da Nação brasileira.

Compartilharam do evento, principalmente, pais, mães, responsáveis, crianças e jovens, que participam dos projetos e ações desenvolvidas pelo CEPRO no seu cotidiano, e demais convidados.

Na primeira parte do programa, foi exibido um vídeo onde conta uma história cujos personagens trazem à tona os preconceitos que estão presentes no cotidiano de nossa sociedade. Em seguida foi aberto um debate com o objetivo de contribuir para uma consciência em favor da construção de uma sociedade com igualdade de direitos e oportunidades.

A seguir, foi feita uma homenagem a algumas das destacadas personalidades que dedicaram suas vidas à luta visando superar o fosso de exclusão e discriminação ainda existente.

Na segunda parte do programa, foi realizada mais uma Contação de Histórias, atividade já tradicional em tardes de sábado, que contou com a animada participação da criançada. Ali foram apresentadas histórias com a temática da negritude e seus valores.
Para concluir o programa, foi compartilhado entre os presentes um delicioso feijão – talvez o mais popular alimento entre os brasileiros – para, “unindo o útil ao agradável”, provar (em ambos os sentidos) uma das muitas contribuições da cultura africana nos hábitos e costumes deste País, como na linguagem, na culinária, na vestimenta, nas artes etc.

O Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei 10.639, de janeiro de 2003, como lembrança da morte de Zumbi, em 20 de novembro de 1695, líder do Quilombo dos Palmares (Pernambuco). Zumbi foi considerado herói negro por ter arriscado sua própria vida ao extremo para salvar o seu povo da escravidão à época no Brasil.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – com esta iniciativa tem o orgulho de poder estar contribuindo para a construção de uma outra sociedade, um novo Brasil, mais justo, igualitário e fraterno, sem preconceitos e exclusões.

Diretoria do CEPRO

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ


Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...