segunda-feira, 22 de novembro de 2010

150 ANOS DE CASIMIRO DE ABREU



Casimiro José Marques de Abreu ou, simplesmente, Casimiro de Abreu, nascido no dia 4 de janeiro de 1839, foi um poeta da segunda geração entre os românticos brasileiros.

Casimiro nasceu na Fazenda da Prata, em Capivary (Silva Jardim). A localidade onde viveu parte de sua vida, Barra de São João, é hoje distrito do município que leva seu nome. Recebeu apenas instrução primária, dos onze aos treze anos, em Nova Friburgo, então cidade de maior porte da região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Aos treze anos transferiu-se para o Rio de Janeiro para trabalhar com o pai no comércio. Depois, embarcou para Portugal, em 1853, onde entrou em contado com o meio intelectual e escreveu a maior parte de sua obra. Em 1857, retornou ao Brasil para trabalhar no armazém de seu pai. Isso, no entanto, não o afastou da vida boêmia.

Casimiro foi escolhido para a recém-fundada Academia Brasileira de Letras, tornando-se o patrono da cadeira número seis. Em 1859, editou suas poesias sob o título de Primaveras.

De linguagem simples, espontânea e ingênua, tornou-se um dos poetas mais populares do Romantismo no Brasil. Seu sucesso literário, no entanto, deu-se somente depois de sua morte, que ocorreu em 18 de outubro de 1860, em Nova Friburgo.

Seus versos mais famosos são do poema “Meus oito anos”:

Oh! Que saudades que tenho/ da aurora da minha vida/ da minha infância querida/ que os anos não trazem mais/ Que amor, que sonhos, que flores/ naquelas tardes fagueiras/ à sombra das bananeiras/ debaixo dos laranjais/

Nesta oportunidade, o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – homenageia este reconhecido poeta, precocemente desaparecido, e por extensão, o município visinho de Casimiro de Abreu e seus cidadãos e cidadãs.

Diretoria do CEPRO

Fonte: Enciclopédia Wikipédia

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...