segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"CULTURA POPULAR PARA QUEM QUER ESCUTAR"

“Cultura popular para quem quer escutar.”
  Por Juliana Rocha Barroso

Campanha nacional mobiliza sociedade a participar da efetivação da Lei Griô, de valorização da tradição oral popular

Uma lembrança, em memória associada, um som que vem de dentro e lá se alojou com carinho, em um determinado tom. Uma história pra contar e ser recontada, sempre. É difícil traduzir em um texto escrito emoções e caminhos por tantos percorridos e que compõem, em uma sinfonia de notas e movimentos, toda uma cultura viva e revivida por esse contar.

“O picadeiro foi meu berço...
A lona azul foi meu Céu!!!
O palhaço, a minha vida...
A alegria o meu troféu!

Não sei se nasci no circo...
Ou se o circo nasceu em mim...
O circense tem a mania de ser feliz!!!”

Os versos de seu Benedito Sbano, o Palhaço Picoly, um cigano de 83 anos, contam uma história e, ao se multiplicarem, fazem dela perene. Garantir que essa transmissão de saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais se de por mecanismos de reconhecimento formal desses mestres populares e tradicionais é o que mobiliza a primeira rede nacional de educação e tradição oral, a Ação Griô Nacional.

A rede, composta por 1300 Pontos no Brasil, 600 escolas e universidades e outras entidades parceiras, pretende ainda que sejam estabelecidas leis especificas, bolsas de auxilio, integração com o sistema formal de ensino, estudo e sistematização de pedagogias e circulação de todo esse conhecimento acumulado. Neste exato momento, a Ação esta chamando quem quiser ouvir a se integrar a uma campanha nacional de participação na proposição do que será o primeiro projeto de lei de iniciativa popular no Brasil. O que eles querem? A criação da Lei Griô, de valorização da tradição oral popular e tradicional. O que pedem? Que lhe dêem ouvidos. (...)


Fonte: Revista Fórum, nº 89, ano 9, agosto de 2010



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...