quinta-feira, 4 de novembro de 2010

5 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DA CULTURA

“Ser o sujeito da história e ser o agente criador da cultura não são adjetivos qualificadores do homem. São o seu substantivo”. (Carlos Rodrigues Brandão)

O conceito de cultura é dos mais amplos, como nos revela o dicionário Aurélio: “O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e doutros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade.”

Praticamente, significa dizer que cultura é tudo. Pois tudo o que o homem inventa e faz é cultura.

Ao mesmo tempo, cultura mantém estreita relação com educação. O mesmo Aurélio assim define educação: “Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.”

Podemos defender a tese de que o(a) professor(a) não é só profissional da educação mas, antes, profissional da cultura. Conforme Carlos Rodrigues Brandão: “A cultura não constitui apenas os objetos materiais produzido no seu interior, ou os valores com que os seus representantes os representam na consciência, mas na significação das ações que tornam possíveis e dinâmico tal modo de vida.”

Assim, entendemos que se educa a partir da cultura e para a cultura. Descobrir a cultura letrada é mais do que ler e escrever a cultura, é se descobrir nela. É descobrir a si mesmo. Sujeito-objeto sintetizam-se em pessoa-pensante. E pensar é abrir-se para as possibilidades do mundo e da vida.

No ensejo do Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, ressaltamos a importância do tema em tempos tão críticos e contraditórios.

A cultura não pode ser considerada mais como “objeto de cristaleira”, como algo para ser apenas exibido e admirado.

Mudanças no setor podem ser sentidas, inclusive nos programas do governo federal, tais como “Pontos de Cultura”, “Livro de Leitura” e “Revelando os Brasis”. Entretanto, apesar dos avanços, a cultura no país tem ainda muitos desafios a superar.

Neste sentido, o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras - vem se solidarizar com as recentes iniciativas, especialmente com a realização da 2ª Conferência Nacional da Cultura, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de março deste ano, em Brasília, que pode se constituir no início de um novo período para a produção da cultura nacional.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...