quarta-feira, 31 de maio de 2023

CEPRO Rio das Ostras participa de audiência pública sobre a situação das mulheres no mercado informal de trabalho, na ALERJ.

                       Diretoria do Cepro presente na Audiência Pública com a Deputada Renata Souza 

Na manhã desta terça-feira (30/05), o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras  participou da Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada estadual Renata Souza (Psol)  e a Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social, presidida pela deputada Dani Balbi ( PC do B), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para discutir a implementação de políticas públicas para combater as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho informal. Durante a reunião, representantes de órgãos estaduais e municipais apresentaram ações para buscar minimizar esse problema, como a oferta de cursos gratuitos de qualificação voltados à população feminina.

 

O CEPRO foi representado  pela nossa presidente Guilhermina Rocha,  e as diretoras Bárbara Gomes, Laura Francisco e Mariana Lírio.

                                         Diretoria do Cepro com a Deputada Dani Balbi


Segundo Guilhermina Rocha,  foram apresentadas diversas falas entorno do tema que exalta a necessidade de combater a discriminação da mulher no mercado de trabalho, destacando  a necessidade de se promover o direito fundamental à dignidade, à igualdade e à não-discriminação, por meio de definição de estratégias, com ênfase na promoção da igualdade de oportunidades, condições de trabalho, enfrentamento da violência e discriminação contra todas as mulheres trabalhadoras.

 

A informalidade torna-se permanente principalmente a partir da pandemia com casos de discriminação direta- como os praticados contra os(as) trabalhadores(as) ambulantes com destaque para as mulheres.

 

A presidente do Cepro Guilhermina Rocha destaca que, a partir das exposições dos  presentes, se constata que a situação se agravou e vários fatores discriminatórios, como no caso de mulheres negras e com deficiência , sendo que este último precisa ser mais debatido.



            Guilhermina Rocha , Presidente do Cepro conversando com a Deputada Estadual Dani Balbi

A audiência pública ontem foi uma experiência muito frutífera, quando se teve a oportunidade de se ouvir as trabalhadoras informais e as deputadas e outras pessoas  representando os órgãos, como Secretaria Estadual da Mulher, Ministério do Trabalho e outros...Representar o Cepro junto às deputadas foi um privilégio, disse  a diretora Bárbara Gomes.

Participar da Audiência pública conjunta das Comissões de Defesa da Mulher presidida pela Deputada Renata Souza  e do Trabalho Deputada  presidida pela Dani Balbi  e ouvir as trabalhadoras de várias áreas com suas experiências e reivindicações foi muito gratificante, comentou Laura Francisco.


CEPRO – Centro Cultural de Educação Pupilar de Rio das Ostras

Endereço: Avenida das Flores, nº 394, loja 02,  Bairro: Residencial Praia Âncora, Rio das Ostras/RJ.- CEP: 28.899-419

Email: cepro.rj@gmail.com

Whatsapp: (22) 98809-1806

 












Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...