Na manhã desta terça-feira (30/05), o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras participou da Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada estadual Renata Souza (Psol) e a Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social, presidida pela deputada Dani Balbi ( PC do B), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para discutir a implementação de políticas públicas para combater as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho informal. Durante a reunião, representantes de órgãos estaduais e municipais apresentaram ações para buscar minimizar esse problema, como a oferta de cursos gratuitos de qualificação voltados à população feminina.
O CEPRO foi representado pela nossa presidente Guilhermina Rocha, e as diretoras Bárbara Gomes, Laura Francisco e Mariana Lírio.
Diretoria do Cepro com a Deputada Dani BalbiSegundo Guilhermina Rocha, foram apresentadas diversas falas entorno do tema que exalta a necessidade de combater a discriminação da mulher no mercado de trabalho, destacando a necessidade de se promover o direito fundamental à dignidade, à igualdade e à não-discriminação, por meio de definição de estratégias, com ênfase na promoção da igualdade de oportunidades, condições de trabalho, enfrentamento da violência e discriminação contra todas as mulheres trabalhadoras.
A informalidade torna-se permanente principalmente a partir da pandemia com casos de discriminação direta- como os praticados contra os(as) trabalhadores(as) ambulantes com destaque para as mulheres.
A presidente do Cepro Guilhermina Rocha destaca que, a partir das exposições dos presentes, se constata que a situação se agravou e vários fatores discriminatórios, como no caso de mulheres negras e com deficiência , sendo que este último precisa ser mais debatido.
Guilhermina Rocha , Presidente do Cepro conversando com a Deputada Estadual Dani Balbi
A audiência pública ontem foi uma experiência muito frutífera, quando se teve a oportunidade de se ouvir as trabalhadoras informais e as deputadas e outras pessoas representando os órgãos, como Secretaria Estadual da Mulher, Ministério do Trabalho e outros...Representar o Cepro junto às deputadas foi um privilégio, disse a diretora Bárbara Gomes.
Participar da Audiência pública conjunta das Comissões de Defesa da Mulher presidida pela Deputada Renata Souza e do Trabalho Deputada presidida pela Dani Balbi e ouvir as trabalhadoras de várias áreas com suas experiências e reivindicações foi muito gratificante, comentou Laura Francisco.
CEPRO – Centro Cultural de Educação Pupilar de Rio das Ostras
Endereço: Avenida das Flores, nº 394, loja 02, Bairro: Residencial Praia Âncora, Rio das Ostras/RJ.- CEP: 28.899-419
Email:
cepro.rj@gmail.com
Whatsapp:
(22) 98809-1806
Nenhum comentário:
Postar um comentário