terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mostra cultural reúne diversidade de linguagens por meio da palavra


Da Agência Brasil

Levar a palavra, em suas diferentes manifestações artísticas e culturais, ao grande público é o objetivo da Mostra Cultural Poética, evento que o Espaço Cultural Escola Sesc, localizado em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, promove de hoje (19) a sábado (23). Em sua sexta edição, Poética, como a mostra é chamada por seus organizadores, oferece uma programação gratuita, com atrações que vão de shows e peças teatrais a workshops e atividades interativas.

Com início às 11h desta terça-feira, o workshop de produção literária e musical oferecerá aos participantes atividades como a produção de textos e teoria e prática de performances de Djs. Na abertura do workshop, que vai até quinta-feira (21), o rapper Vinicius Terra e o Dj português Sr. Alfaiate, um dos mais premiados em seu país, farão um pocket show.

Às 19h, o espetáculo Cosmocartas – Hélio Oiticica e Lygia Clark propõe uma imersão no universo desses dois ícones das artes visuais no Brasil. A peça tem direção de Renato Linhares, que também integra o elenco, e teve como inspiração o livro Lygia Clark/Hélio Oiticica: cartas 1964/1974

O teatro também é a linguagem de Fragmentos de Beckett, montagem do Centro de Produção Teatral (CPT) que será encenada na quarta-feira (20), às 19h. O espetáculo aborda o universo do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, em três narrativas e duas peças curtas. 

De acordo com a curadora Tahiba Chaves, a palavra, mecanismo de comunicação indispensável, é a premissa de toda a programação da Mostra Cultural Poética. “Nosso objetivo é sempre buscar a diversidade e propiciar ao público uma ampla variedade para escolha, passando por atividades de integração, fruição e formação”, explica. 

Outro destaque na programação do Poética é o show de Moraes Moreira, na sexta-feira (22), às 19h. O cantor sobe ao palco do teatro do espaço cultural para uma apresentação intimista, em que além de canções como Preta, Pretinha e Acabou Chorare vai interpretar poemas de sua autoria e de poetas como Paulo Leminski. 

Haverá ainda atividades exclusivas para os alunos da Escola Sesc de Ensino Médio, como um bate-papo sobre o poeta brasileiro Roberto Piva e a exibição do filme O Lobo da Estepe. “Somos um espaço cultural inserido em uma escola-residência e a programação busca integrar a cultura e a educação”, destaca Tahiba Chaves. 

Inaugurado em 2009 e mantido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o espaço cultural fica na Avenida Ayrton Senna, 5677, em Jacarepaguá. A programação completa está disponível no site www.espacocultural.escolasesc.com.br .


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...