O Dia do Livro Infantil – 18 de abril – nos enseja uma breve reflexão sobre o livro e a literatura, especialmente infantil.
No Brasil, país onde a tipografia aportou tardiamente, só no século XIX criaram-se as condições favoráveis aos espaços coletivos, onde leituras e discussões florescessem. Mesmo assim, apenas, para um seleto grupo.
No decorrer de nossa história, o desenvolvimento da indústria editorial e da imprensa possibilitou incrementar junto à população o acesso ao livro e ao pensamento múltiplo. Aparece, assim, uma brecha para o fortalecimento da cultura letrada, num país de poucos leitores.
A conhecida carência das livrarias e bibliotecas – públicas ou privadas – coloca o Brasil em posição pouco lisonjeira.
Neste sentido, o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – tem buscado contribuir no sentido de preencher esta necessidade. O projeto Biblioteca Popular “Patativa do Assaré” em funcionamento há dois anos no bairro Âncora.
No seu dia-a-dia, a Biblioteca recebe leitores, crianças, jovens e adultos – na maioria, estudantes – para consultas e pesquisas.
A Biblioteca, aberta de segunda à sexta-feira, de 9 às 17h, funciona articulada a outros projetos voltados ao público infantil, como Contação de Histórias, a Ciranda de Leituras e o Varal de Cordel.
Para continuar como espaço de sociabilidades, em particular junto ao público infanto-juvenil, o CEPRO necessita do apoio e aceita doações de livros, revistas, além de publicações afins.
Venham nos conhecer e visitar.
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário