A importância de trabalhar relações étnico-raciais na infância reside no fato de que é o período da vida em que as pessoas começam a construir a capacidade de acreditar no próprio potencial. Também é o momento em que começam a aprender a respeitar o próximo.
Quando não conhecemos nossa própria história, não nos importamos com datas e momentos significativos que fazem parte da formação da nossa sociedade. Percebemos isso com o dia 3 de julho - dia nacional de combate à discriminação racial, uma data fundamental para entender a linha do tempo das questões raciais no Brasil e os seus desdobramentos.
A data é alusiva à primeira lei brasileira que classifica o racismo como crime no país, proposta por Afonso Arinos de Melo Franco e sancionada em 3 de julho de 1951. A Lei n°1.390/1951 tornava contravenção penal à discriminação racial, com isso, traz à tona o termo “racismo”, ainda que timidamente.
A formação da identidade da criança acontece por meio da socialização. Das relações estabelecidas com os outros, é construída sua autoimagem e seu autoconceito. Portanto a formação de adultos saudáveis no que diz respeito à sua identidade racial e à sua percepção sobre diferenças raciais é elemento importante no cuidado com a criança.
O primeiro ambiente de socialização das crianças é a família. Esse contexto se amplia com o ingresso na escola. Portanto cabe aos pais ou outros responsáveis e também aos professores o papel de adequadamente trabalhar relações étnico-raciais na infância.
Abolir a prática discriminatória é algo complexo, mas que pode ocorrer se as novas gerações forem conscientizadas desde cedo, evitando que reproduzam padrões de preconceito racial.
#3DeJulho #dianacionaldecombateadiscriminacaoracial #direitoshumanos #educaçãoantirracista
#ceprofaz15anos
CEPRO – Um projeto de
cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras
Endereço: Avenida das Flores, nº 394, loja
02, Bairro: Residencial Praia Âncora,
Rio das Ostras/RJ.- CEP: 28.899-419
Email: cepro.rj@gmail.com
Whatsapp: (22) 98809-1806
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
Acesse
Nossas Redes Sociais
Instagram: @cepro.riodasostras
facebook.com/CEPRO.RJ/
Twitter @CEPRO_RJ
Youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário