sábado, 31 de outubro de 2020

No Brasil é Dia do Saci!

  


 

A festa de origem anglo-saxônica, levada para os EUA no século XIX chegou até aqui e ficou conhecida como o Dia das Bruxas. No Brasil a festa com características americanas ganha cada dia mais força entre os jovens, que promovem festas à fantasia para curtirem a data mesmo sem entender o porquê, sem nenhuma ligação com as nossas raízes culturais.  

 

Na tentativa de valorizar o folclore nacional e diminuir a influência da cultura americana, em 2003 institucionalizaram  o dia 31 de outubro como o Dia do Saci. A comemoração anual do “Dia do Saci” permite um contato com a variedade e a beleza das tradições do nosso povo, fortalecendo assim o processo de consolidação da identidade nacional. Criar, na mesma data, o “Dia do Saci” é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura.

 

Há quem diga que a lenda do Saci surgiu no sul do Brasil, em meados do século XVIII, onde as histórias populares contam as travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações. A figura do saci vem da mitologia africana que aqui se transformou em um menino negro que perdeu a perna lutando capoeira, que ganhou um cachimbo e um gorrinho vermelho, de influência européia, transformando-se em nosso Saci Pererê. Com toda essa mistura, resultou num moleque brincalhão e travesso que se diverte com animais e pessoas. Gosta de causar transtornos escondendo objetos. 

 

Assim a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci. Muitas cidades brasileiras, como São Paulo, já instituíram a data. Ao invés de sair pelas ruas fantasiado com as roupas típicas do Halloween norte-americano, no Dia do Saci as pessoas podem optar por fantasias que caracterizem os seres sobrenaturais do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê, a Matinta Pereira, o Curupira, a Caipora, entre outros.

 

Para fortalecer a data aqui no Brasil podemos incentivar algumas atividades para partilhar com as crianças o Dia do Saci, como contar histórias sobre a lenda do Saci-Pererê, fazer uma peça de teatro com o Saci-Pererê como personagem principal, fazer desenhos do Saci e das demais figuras mitológicas da cultura brasileira.

#cepro_rj

 CEPRO

 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...