segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Começa hoje Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul será exibida em todas as 27 capitais do paísWilson Dias/Agência Brasil


A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul começou hoje (3), em Brasília, com sessões que tiveram a participação de representantes da comunidade cigana, pessoas com deficiência, idosos e alunos de escolas públicas. O festival é feito pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e será exibido em todas as 27 capitais do país, com datas diferentes para cada cidade. A programação pode ser vista no site do evento.

Mulheres com vastas e coloridas saias ciganas sentaram-se ao lado de idosos e estudantes da rede pública de ensino nas cadeiras da sala do Cine Brasília. “A nossa ideia é democratizar o acesso a esta produção cinematográfica tão importante que o Brasil tem, apesar de tantas dificuldades e barreiras. É muito importante que a gente vá ao encontro desse público, porque é ele que precisa se ver na produção cinematográfica [que mostra] a realidade brasileira”, explicou a ministra da secretaria, Ideli Salvatti.

A cineasta Lúcia Murat, homenageada desta edição do festival, elogiou a iniciativa. “Isso é fundamental. Ninguém faz filme para si mesmo, faz filme para ser visto. E a gente realmente tem um problema de distribuição sério, principalmente os filmes independentes, os filmes que trabalham com nossa identidade, com nossa história, novas linguagens estéticas” disse à Agência Brasil.

A mostra procura integrar filmes de diversos países e culturas diferentes do Hemisfério Sul, sempre abordando o tema de direitos humanos. Países como Egito, Índia e Jordânia estão representados, além de Brasil e outras nações latino-americanas. O evento tem quatro sessões distintas, uma delas com filmes da mostra competitiva. Nela, 24 filmes, incluindo longas, médias e curtas-metragens. Temas como direito de pessoas com deficiência, democratização da comunicação e combate à homofobia, dentre outras questões, serão abordadas pelas produções ao longo do evento.

A edição de 2014 do festival terá como tema o cinquentenário do golpe militar. Com isso, serão exibidos filmes de Lúcia. A diretora participou de movimentos de resistência ao golpe, sendo presa em 1971. Anos depois, ela levou suas experiências para o cinema, resultando em filmes como Doces Poderes, Brava Gente Brasileira e Que Bom Te Ver Viva. Este último foi escolhido para abrir o festival e foi ovacionado após sua exibição.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 


Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...