domingo, 2 de novembro de 2014

Aplicativos e ferramentas online ajudam a economizar água em casa

Da Agência Brasil

 As chuvas começaram a chegar, discretamente, no Sudeste, mas ainda não devem ser suficientes para repor a água nos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A população sofre com a estiagem prolongada, mas a economia de água deve ser praticada por todos os brasileiros, em tempos imprevisíveis de mudanças climáticas. E para ajudar as famílias a economizarem, diversos aplicativos e ferramentas online estão disponíveis para fazer a contagem e controlar o que é gasto de água em casa.

Preocupados com a escassez de recursos hídricos, um grupo de alunos do Rio de Janeiro desenvolveu um aplicativo para combater o desperdício. O iWater.capile.net  - calcula o gasto de água em atividades do dia a dia como, por exemplo, abrir uma bica, um banho demorado ou uma lavagem de carro com mangueira, e carrega o histórico de consumo do usuário. 

A Organização das Nações Unidas prevê que a população precisará de 40% a mais de água em 2030 e, ainda assim, os brasileiros estão muito distantes do tema água, que só chama a atenção quando há uma crise instalada.

O estudante Victor Capilé, de 16 anos, que desenvolveu o iWater, explica que, além da contagem, a ferramenta traz informações e curiosidades sobre os recursos hídricos no mundo. “Acredito que a falta de água ainda pode desencadear guerras se não fizermos alguma coisa. Então decidimos levar o projeto adiante, porque as pessoas precisam ter essa conscientização”, disse Victor.

O aplicativo gratuito, criado como trabalho para a feira de ciências da Escola Garriga de Menezes em 2013, já está disponível na internet no iwater.capile.net. Os alunos agora querem aprimorá-lo e também estão arrecadando fundos para disponibilizar a versão para smartphones nas lojas de downloads

Além do iWater, outros aplicativos e ferramentas estão disponíveis para a população. Para os moradores da cidade de São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo criou a Calculadora dos Sonhos, uma ferramenta que permite controlar o consumo e projetar o desconto que pode ter na conta de água. 

O aplicativo Nossa Água, desenvolvido pelo Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos, orienta as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos. O instituto também possui uma plataforma que testa o consumo consciente das pessoas. 

A Agência Brasil também encontrou para downloads os aplicativos Hydro , Da Sua Conta, Sai Desse Banho e o Fake Shower.  Esse último, de forma bem humorada, permite manter a privacidade evitando o desperdício de água, já que há ainda quem ligue o chuveiro ou a torneira para evitar que outras pessoas ouçam os sons vindos do banheiro.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...