domingo, 26 de fevereiro de 2012

Erosão do solo eleva ameaça do aquecimento global, afirma ONU


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgou, no dia 13 de fevereiro, dados do livro Ano 2012, informando que o carbono no solo é perdido facilmente com o avanço da agricultura.

O solo contém grandes quantidades de carbono na forma de matéria orgânica, que fornece os nutrientes para o crescimento das plantas e melhora a fertilidade da terra e o movimento da água.

Segundo o documento, os estoques de carbono no solo são altamente vulneráveis às atividades humanas. O desmatamento, o desenvolvimento urbano e o aumento das plantações podem ocasionar a decomposição da matéria orgânica, ocorrendo a conversão de parte do carbono em dióxido de carbono: o gás do efeito estufa.
O livro informa também que a faixa mais superficial do solo sozinha armazena cerca de 2,2 trilhões de toneladas de carbono, três vezes mais que o nível atualmente contido na atmosfera.

Cerca de 24% das terras do planeta já sofreram declínio na saúde e na produtividade ao longo dos últimos 25 anos em razão do uso insustentável do solo, afirma o Pnuma.

Desde o Século 19, aproximadamente 60% do carbono armazenado nos solos e na vegetação foi perdido como resultado das mudanças no uso da terra, tais como limpar a terra para a agricultura e para as cidades.

Fonte: EcoD.

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...