segunda-feira, 12 de setembro de 2011

8ª SEMANA NACIONAL DO PEIXE É ABERTA EM NITERÓI

Objetivo é divulgar os benefícios do peixe para a segurança alimentar

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, participou neste domingo, dia 11 de setembro, da abertura da 8ª Semana Nacional do Peixe, realizada no Mercado São Pedro, em Niterói. Na ocasião, Neves ressaltou a importância do pescado para o programa de Segurança Alimentar do estado e para a gestão da superação da pobreza extrema, enquanto atividade econômica.

“Essa semana que se inicia aqui em Niterói, além do simbolismo, da importância que a cidade passa a ter cada vez mais nesse setor da economia local, regional e nacional, também é importante porque nós sabemos que a alimentação saudável é condição necessária para a segurança alimentar dos cidadãos e cidadãs brasileiras, daí a importância da presença do Ministério da Saúde nessa campanha. Na secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos nós temos um programa de segurança alimentar que atende por mês a 1 milhão de cidadãos no estado do Rio de Janeiro, desde as cozinhas comunitárias, passando pelos restaurantes cidadãos, e nós temos discutido com o ministro Luiz Sérgio a inclusão cada vez com mais força do pescado nessa alimentação, nessa política de segurança alimentar que vimos encaminhando no estado do Rio de Janeiro. Para além disso, temos discutido com o ministro a necessária integração do plano de superação da pobreza extrema com os arranjos produtivos locais, com o setor de pesca, especialmente do meio rural do estado do Rio de Janeiro, para que a superação da pobreza seja sustentável no setor da pesca”, disse o secretário Rodrigo Neves.

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, destacou a importância do aumento da produção do pescado para a economia brasileira e para a redução do preço do produto.

“O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, mas toda a cadeia produtiva do boi é sete vezes menor que a do peixe. O Brasil é o segundo exportador de frango no mundo, mas toda a cadeia produtiva do peixe é nove vezes maior que a do frango no mundo. Somos um dos maiores exportadores de soja do mundo, mas toda a cadeia produtiva da soja é duas vezes menor do que a do peixe. Isso mostra a janela de oportunidade que o item pescado representará num curto espaço de tempo para a economia brasileira, no que se refere à geração de emprego, à alimentação saudável. Para que nós possamos reverter um dado da nossa balança comercial de pescado, que tem um déficit de 1 bilhão de dólares no item pescado, o Brasil compra muito peixe, e são peixes de cativeiro, e nós que temos 13% da água doce do mundo, temos também uma janela de oportunidade para colocar o pescado no patamar de oportunidade que o Brasil certamente chegará. Quanto mais produzirmos, mas acessível o peixe ficará, facilitando o acesso às pessoas mais pobres”, ressaltou Luiz Ségio.

Já a superintendente de Nutrição da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Patrícia Constante Jairo, destacou a importância do consumo de peixe para a saúde do brasileiro.

“Nós do Ministério da Saúde temos orgulho de sermos parceiros do Ministério da Pesca e Aquicultura. Nossas agendas são irmãs quando se fala de promoção da saúde e da alimentação saudável. É impossível dissociar essa mensagem à promoção do consumo de peixe. Nós estamos trabalhando no Governo Federal na construção de um plano de segurança alimentar e nutricional, e o aumento do consumo de pescado é uma das nossas metas estratégicas para promoção da segurança nutricional com garantia do direito humano a alimentação adequada na perspectiva da soberania alimentar”, explicou Patrícia Jairo.

Dona do SPA Maria Bonita e reconhecida por seu interesse em alimentação saudável, a atriz Tânia Alves também participou do lançamento da 8ª Semana do Peixe.

“Que maravilha uma campanha por uma alimentação saudável. Eu pesquiso a relação nutrição/qualidade de vida, e todas as pesquisas apontam o peixe como uma proteína de qualidade superior a carne vermelha. O peixe tem nutrientes superiores, de maior digestibilidade, e são nutrientes muito importantes, muitas vitaminas e minerais, cuja ausência pode provocar problemas de memória, aprendizado, alterações de humor. O peixe combate o colesterol, evita doenças coronárias e arteriosclerose, evita depressão pós-parto e diversas outras coisas, por isso é tão importante o consumo do peixe. Então vamos comer mais peixe, porque além de tudo é uma delicia! ”, falou a atriz Tânia Alves.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  
Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...