quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DIA NACIONAL DA MÚSICA CLASSICA

Em 5 de março, comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Música Clássica.

A iniciativa partiu de uma campanha desenvolvida pelo Viva Música! - Sistema de Comunicação - coordenado por Heloísa Fischer e tendo apoio da Rádio MEC do Rio de Janeiro, associada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Por fim, sancionada em lei pelo Presidente Lula.

A escolha recaiu sobre a data que marca o nascimento do, talvez, mais representativo músico e compositor brasileiro: Heitor Villa-Lobos.

E, por falar em Villa, a novidade neste ano foi outra iniciativa do Viva Música!: a criação do bloco carnavalesco O Feitiço do Villa, fazendo uma dupla referência: ao compositor Villa-Lobos e ao célebre samba de Noel Rosa, O Feitiço da Vila.

Consta que o próprio Villa-Lobos compôs um Samba Clássico e organizou um bloco de rua, ainda hoje lembrado, “Sôdade do cordão”.

Tudo isso nos remete ao fato de a Música se constituir numa arte dinâmica e nem sempre afeita a rótulos rígidos de classificação do tipo “popular” e “erudito”, "música séria” e “música ligeira” etc.

A história nos mostra muitos compositores renomados que fizeram amplo uso de material popular, às vezes também chamado “folclórico”. Exemplos dentre os mais conhecidos são Schubert, Dvorák e Bartok, além do próprio Villa-Lobos.

No campo popular, temos compositores com status de clássicos. Entre os estrangeiros citamos, por exemplo, George Gershwin, Astor Piazzolla e Michel Legrand. Já entre os brasileiros, encontramos Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Tom Jobim, entre outros.

Assim, podemos ter como síntese a consagrada expressão divulgada pela Rádio MEC: “Os clássicos mais populares e os populares mais clássicos”

No ensejo deste Dia Nacional da Música Clássica, fazemos o registro do importante papel realizado para a cultura pela Rádio MEC (98,9 MHz), conhecida como a “Rádio da Música Clássica do Brasil”, que está no ar há mais de seis décadas.

Neste sentido, o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – faz homenagem a todos que contribuem, direta ou indiretamente, com a produção e a divulgação da Música Clássica no Brasil, em particular aos cantores, músicos e compositores brasileiros.

Viva a Música!

Diretoria do CEPRO


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436

Comunidade no Orkut:

Um comentário:

Thiago Regotto disse...

Obrigado pela audiência e pela nota lembrando o dia nacional da música clássica!

att,

MEC FM

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...