sexta-feira, 1 de outubro de 2010

EM TEMPO DE ELEIÇÃO... "QUE ESCOLA QUEREMOS?"

Em períodos eleitorais, o tema da educação é recorrente. Todos os candidatos falam e prometem uma educação melhor. Mais salas, mais professores e até mais salários...

Neste artigo, desejo resgatar um pouco da história de luta dos profissionais de educação. Lembramos a importante atuação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ). Ambos organizam e mobilizam as lutas há mais de 33 anos por uma “Escola Pública, Gratuita, Democrática, Unitária, Universal e de Qualidade Social”. E é por esta expressão que ficou consignada a escola que queremos.

Escola Pública é a que atende ao conjunto da população através de um pretendido Sistema Nacional Articulado de Educação, onde as esferas federal, estadual e municipal estabelecem uma relação de recíproca colaboração.

Escola Gratuita é aquela que é sustentada pelos impostos da população e que atende a todos os segmentos sociais, inclusive os mais pobres, que não têm recursos e têm nela a oportunidade de acesso, de permanência e de aprendizagem.

Escola Democrática se caracteriza pelas relações internas de responsabilidade e respeito mútuo, onde professores, funcionários e estudantes desenvolvem seus trabalhos e atribuições, sem as indesejáveis práticas de autoritarismo e repressão.

Escola Unitária tem como objetivo garantir uma base comum nacional de conhecimentos, o que possibilita uma mesma escola por todo o país, respeitados nos currículos as especificidades locais e as modalidades de ensino, entre outros aspectos.

Escola Universal objetiva envolver a todos os cidadãos, indistintamente, numa mesma instituição reclamada como fundamental para a construção de uma sociedade moderna e progressista.

Escola de Qualidade Social vem atender às lutas de resistências às políticas – da “qualidade total “ – neoliberais , que contrariam os direitos da maioria da população em vista de uma escola promotora da formação humana e da ampliação da cultura e dos conhecimentos , historicamente, acumulados.

Esta é a escola que queremos!

Guilhermina Rocha
Presidente do CEPRO


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...