segunda-feira, 23 de agosto de 2010

“A QUARTA EDIÇÃO DO CINECUFA VEM COM MUITAS NOVIDADES!”‏


A partir do dia 24 de agosto a 05 de setembro o Centro Cultural doBanco do Brasil (CCBB) recebe a quarta edição do Festival Internacional de Cinema, o CineCufa, festival em que a favela é protagonista, invertendo os papeis, onde somente são exibidos produções criadas por moradores e oriundos de favelas e comunidades, promovendo inserção e visibilidade de novos produtores no mercado de exibição. É o Cinema na Tela da Favela.

O CineCufa nasceu da necessidade de absorver a demanda do curso de audiovisual da Cufa e também de mostrar as produções do mundo todo, servindo de referência para os jovens iniciantes. O curso de audiovisual da Cufa foi criado a partir de uma palestra de Cacá Diegues no Fórum Permanente da Cufa em que os jovens perceberam que era preciso se organizar sem abrir mão de seus protagonismos.

O CineCufa 2010 terá como homenageado o cineasta e roteirista Zózimo Bulbul, que é fundador do Centro Afro Carioca de Cinema.

Nas sessões, os expectadores irão conferir filmes de diferentes países como: Holanda, Estados Unidos, Portugal, México e França e dos Estados brasileiros - Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Ceará,
Pernambuco, Minas Gerais, entre outros. Este ano teremos pela primeira vez uma novela no CineCufa, a inédita "Em Busca da Vida", roteirizada e protagonizada por garotos indígenas (Aymaras e Quechuas) de La Paz, Bolívia. A produção é assinada pela ONG Shine-a-Light, coordenado por Kurt Shaw, uma instituição internacional que atua em diferentes países da América Latina.

Como prova do crescimento do Festival, diversas parcerias foram realizadas o canal virtual Elo Company exibirá on line o festival paralelamente a mostra do CCBB. O canal fará uma votação popular premiando o filme vencedor com uma câmera de vídeo. Os expectadores mais assíduos do festival concorrem a um dos 20 ingressos grátis, válidos até dezembro, para assistir a qualquer filme na rede UCI. E as novidades não páram por aí! Todos os expectadores das sessões ganharão um vale desconto de 15% na Pizzaria Domino´s filial Centro. A cada sessão também sortearemos um felizardo que ganhará inteiramente grátis uma pizza família de qualquer sabor na mesma filial!

O festival apresenta seus já tradicionais debates com profissionais de renome como: Cacá Diegues, Rodrigo Felha, Rodrigo Pimentel, MV Bill, entre outros, promovendo ao público a oportunidade de troca direta com
o universo do cinema de favela e seus desdobramentos. Os temas desse ano são: "'5x Favela, agora por nós mesmos', em debate"; "Cinema, TV e Celular"; "Profissão Roteirista" e "Limites do Documentário".

O CineCufa conta com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet, com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e da Secretaria Estadual de Cultural. Esperamos na abertura deste ano para prestigiar o festival a presença de diversas personalidades e autoridades que se identificam com o projeto e são parceiros fundamentais da instituição como: Cacá Diegues, Luiz Antonio Pilar, Camila Pitanga, Heloisa Perrisé, Ivana Bentes, MV Bill, Nega Gizza, Júnior Vidigal, Fernando Barcellos, todos os diretores do premiado "5x Favela, Agora por nós mesmos" e outros diversos representantes da indústria do cinema.

Todos os caminhos te levam ao Cine Cufa!


CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras

Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.


Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...