sábado, 6 de junho de 2009

Ano da França no Brasil


Você sabia que 2009 é o Ano da França no Brasil?
Isso mesmo, entre 21 de abril e 15 de novembro de 2009, estaremos comemorando uma relação muito profícua entre Brasil e França.
O objetivo do projeto é apresentar aos brasileiros de todas as regiões do país a França atual, em termos culturais, econômicos, intelectuais, educacionais, tecnológicos e científicos.
Um dos motivos que justificam a ação é complementar um projeto de intercâmbio cultural iniciado em 2005, com a realização do Ano do Brasil na França. O impacto do Ano do Brasil na França foi extraordinário, no turismo, nas relações comerciais e em outros aspectos. Ocorreu um aumento significativo nas matrículas nas escolas francesas que ensinam português e muitos franceses se interessaram em dar continuidade à relação entre os dois países.
Através deste intercâmbio cultural foi possível identificar as semelhanças entre a França e o Brasil. Um patrimônio intelectual em comum, pois ambos querem uma globalização mais humana e por isso se voltam um para o outro. A ação da França no Brasil deve estar a serviço de uma parceria intelectual e cultural, certamente, mas também de uma parceria política, econômica, tecnológica, de defesa e de intercâmbio, inclusive entre as universidades.
O Ano da França no Brasil, ou França.Br 2009, foi lançado oficialmente pelos presidentes do Brasil, Lula, e da França, Nicolas Sarkozy, no mês de dezembro. A abertura aconteceu no Rio de Janeiro e o encerramento será realizado em São Paulo. Vários eventos já ocorreram desde abril e estão previstos eventos comemorativos em diversas cidades brasileiras.
Para maiores informações, acesse http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...