quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres


A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação da violência contra as mulheres e pela garantia dos direitos humanos. Em vários pontos do mundo, 04 eventos em datas diferentes representam essa luta. Seu período de ocorrência é de 25 de novembro a 10 de dezembro, motivo pelo qual são 16 Dias de Ativismo.
Podemos dizer que no caso brasileiro, temos mais uma data destacada nesse processo de luta e conscientização sobre a violência, que o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Tudo isso para que a sociedade repudie este ato de violência praticado contra as mulheres, uma clara violação dos Direitos Humanos.

As datas e suas particularidades:

20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – Remete à inserção do negro na sociedade brasileira e sua luta contra a escravidão. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 1695, ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.

25 de Novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres – Declarado no 1° Encontro Feminista da América Latina e Caribe organizado na Colômbia, em 1981. Após denúncias de diversos tipos de violência de gênero, desde os castigos domésticos, às violações e torturas sexuais, o estupro, o assédio sexual, a violência pelo governo, incluindo tortura e abuso de mulheres prisioneiras. Este dia foi escolhido para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), mortas em dia 25 de Novembro de 1960, pelo ditador dominicano Rafael Trujilo.

1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids - Campanha anual que objetiva encorajar e receber apoio público no desenvolvimento de programas para prevenir o contágio e a disseminação da infecção do HIV.

6 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá) - Símbolo da injustiça contra as mulheres, o massacre de 14 estudantes da Escola Politécnica de Montreal, Canadá, dia 6 de dezembro de 1989, gerou debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social no mundo.

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos - A aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi uma resposta à violência da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, os artigos da Declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais.

O Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – CEPRO apóia e adere a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

SEDE: Avenida das Flores nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora – Rio das Ostras- RJ
CEP: 28.890-000
TELEFAX: (22) 2760-6238
Site: cepro-rj.blogspot.com

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...