domingo, 22 de setembro de 2013

Deixe o automóvel e vá a pé ou de bicicleta no Dia Mundial Sem Carro


Neste domingo, não esqueça de deixar o seu carro na garagem! Pegue a sua bicicleta e patins, use o transporte público de sua cidade ou vá a pé a mesmo! O que vale é participar do Dia Mundial Sem Carro, comemorado anualmente em 22 de setembro.

A data é uma amostra de como as cidades poderiam ficar sem carros durante 365 dias no ano. Cidadãos de todo o mundo são convidados a refletir sobre o uso excessivo dos automóveis no dia a dia, as consequências para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população, principalmente, nas metrópoles.

O Dia Mundial Sem Carro é o momento ideal para mostrar para planejadores urbanos e políticos que priorizar ciclistas, pedestres e transporte público faz-se necessário em tempos de consumo exagerado de automóveis e combustíveis fósseis.

Pode ser apenas um dia de celebração para depois retornar à vida normal. Por outro lado, é um estímulo para repensar o uso dos automóveis em nossas vidas. Convoque amigos e familiares para a mobilização, que cresce a cada ano.

O desafio é simples: deixe o carro em casa e procure se locomover a pé, de bicicleta ou por meio de transporte público. Menos trânsito significa menos emissão de dióxido de carbono (CO2) e poluição!

Programação

Todos os anos o WWF-Brasil apoia as diversas iniciativas que estimulam a mobilidade consciente no Dia Mundial Sem Carro. Mas não só nessa data específica.

"Em março, durante a Hora do Planeta em São Paulo realizamos um passeio ciclístico pelo centro da cidade. Em junho foi a vez de Manaus, Rio Branco, Brasília e mais uma vez São Paulo a comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente pedalando, desta vez contra o aquecimento global e em favor das energias renováveis. O uso da bicicleta não é poluente e melhora a qualidade de vida das pessoas. Acreditamos e defendemos a bicicleta como meio de transporte", destacou o coordenador de campanhas do WWF-Brasil, Michel dos Santos.

Em 2013, fazem parte da programação nacional do Dia Mundial Sem Carro o #OcupaEixão (festival de música com bandas e sorteio de brindes no Eixão do Lazer, em Brasília) e Se A Paulista Fosse Minha (na Avenida Paulista, em São Paulo), ambos no dia 22/9.

Na capital paulista, desde segunda-feira (17/9), está em andamento a Virada da Mobilidade. Trata-se de uma semana para promover alternativas de locomoção sustentáveis em grandes concentrações urbanas. A programação contempla atividades culturais, esportivas e seminários sobre temas relacionados.

Já em Brasília, em 23/9, acontece o Desafio Intermodal. Participantes percorrerão um percurso para avaliar os custos ambiental, econômico e social de cada meio de transporte. Em 2012, as pessoas compareceram motos, carros, táxis, ônibus, metrô, patins, bicicletas e pedestres.

Representando o WWF-Brasil, Philippe Thibault ingressará no desafio com sua bicicleta speed. "Gostei particularmente do fato que podemos escolher o caminho no desafio intermodal. Participar dessa iniciativa para mim é um sonho que se realiza", revelou o analista do programa de educação para sociedades sustentáveis do WWF-Brasil.

Outras capitais brasileiras, como Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), também contam com programações especiais para estimular as pessoas a largarem os carros e a repensarem seus conceitos. Informe-se e participe você também do Dia Mundial Sem Carro!

Fonte: WWF


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...