quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pequenas mudanças de consumo podem melhorar quadro do sistema alimentar mundial



A organização não governamental Oxfam apontou que pequenas mudanças no consumo dos alimentos, como reduzir o desperdício, comprar produtos da estação e cozinhar de forma eficiente, podem diminuir os impactos no atual sistema alimentar global. A afirmação faz parte de um estudo realizado pela ONG, divulgado na quarta-feira, 18 de julho.
 
A pesquisa, que ouviu mulheres de seis países (Brasil, Filipinas, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos), propõe novas maneiras de se consumir alimentos com base em princípios que incluem também o apoio a agricultores familiares.

Reduzir o consumo de carne e de derivados do leite também é uma alternativa indicada pelo documento, em razão da frequente prática da pecuária extensiva (criação de bovinos em grandes terrenos, mas com baixa produção). “Nossa ideia é empoderar as mulheres consumidoras como autoras das mudanças nos padrões de consumo e de desperdício”, explicou Muriel Saragoussi, coordenadora da campanha Cresça, da Oxfam no Brasil.

Muriel lembrou que um terço dos alimentos produzidos no mundo vai parar no lixo, enquanto cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome no planeta. Um dos exemplos citados no estudo trata do consumo de maçãs – cerca de 5,3 bilhões de unidades estragam todos os anos apenas nos seis países onde as entrevistas foram realizadas.


Brasil da agricultura familiar

O Brasil aparece no levantamento como um país onde 70% dos alimentos consumidos são provenientes da agricultura familiar. “É dela que vem o alimento que está na sua mesa e na minha mesa, mas eu preciso saber como isso é feito e me importar em apoiar os agricultores familiares”, destacou a coordenadora. Segundo Muriel, um alimento orgânico vendido em supermercados brasileiros chega a ser até 400% mais caro em relação aos comercializados em feiras de produtores.

“No Brasil, as mulheres parecem bastante conscientes e desejosas de aumentar sua capacidade de poder escolher. Elas querem saber como economizar, como comprar no comércio justo e buscam informações”, avaliou Muriel. Entre as entrevistadas, 57% das brasileiras declararam que se chateiam quando jogam alimento fora, contra 39% no Reino Unido, por exemplo.

Fonte:  EcoD.



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...