domingo, 9 de outubro de 2011

FESTIVAL DE CINEMA DO RIO LEVA MOSTRA PARALELA A COMUNIDADE PACIFICADA


Agência Brasil

A partir de hoje (8), a comunidade do Complexo do Alemão poderá assistir a uma mostra paralela ao Festival de Cinema do Rio de Janeiro, o Panorama do Cinema Mundial. É a primeira vez que o festival leva a mostra ao cinema de uma região que recebeu a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A série de exibições começa neste sábado, às 19h30m, no Cine Carioca Nova Brasília, construído pela prefeitura no Complexo do Alemão.

Segundo Sergio Sá Leitão, presidente da Empresa Distribuidora de Filmes (RioFilme), patrocinadora do festival, o público da comunidade terá acesso a dez filmes estrangeiros. “É uma espécie de coletânea do festival. É um minifestival realizado lá com dez filmes, um por dia. A gente procurou selecionar filmes de países e de gêneros diferentes, para a população ter a experiência do festival lá onde mora”.

O Panorama do Cinema Mundial se destina a um público de jovens e adultos e inclui desde comédias e dramas até filmes de aventura e de terror. Sergio Sá Leitão destacou que a programação normal do Cine Carioca não sofrerá alteração durante o período de exibições do Festival do Rio. Os ingressos para as sessões têm preços populares - R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada).

O primeiro filme a ser exibido dentro da mostra é L’Apollonide, Os Amores da Casa de Tolerância, da França, selecionado para a competição do Festival de Cannes 2011.

O presidente da RioFilme destacou a importância da iniciativa para a inclusão social dos moradores da região. ”É uma ampliação do grau de acesso, de democratização do acesso. O próprio cinema é isso: uma ação de democratização do acesso”.

Ele reiterou que o objetivo da RioFilme, com isso, é levar a experiência do festival para toda a cidade. “Nós queremos que seja de fato um Festival do Rio, considerando o Rio de Janeiro na sua totalidade e não apenas a zona sul ou o centro”. Desde que começou a patrocinar o festival, em 2009, a empresa tem insistido na sua ampliação para as zonas norte e oeste. “E, aos poucos, o festival está deixando de ser um evento da zona sul e se transformando em um evento da cidade”.

Em nove meses de operação, o Cine Carioca Nova Brasília, inaugurado em dezembro de 2010, já recebeu 65 mil pessoas. Ele pode abrigar um público de 89 pessoas.

A programação do Panorama do Cinema Mundial se estenderá até o próximo dia 18. Na sequência, serão exibidos os filmes A Árvore do Amor, de Zhang Yimou, da China, no dia 9; O Levante, de Raphael Aguinaga, Argentina, dia 10; Triângulo Amoroso, de Tom Tykwer, Alemanha, dia 11; Pearl Jam Twenty, de Cameron Crowe, Estados Unidos, dia 12; Paul – Contatos Imediatos com Essa Figura, de Greg Mottola, Estados Unidos, dia 13; Shark Night 3D, de David R. Ellis, Estados Unidos, dia 15; A Coisa, de Matthijs van Heijningen, Estados Unidos, dia 16; Torrente 4 3D, de Santiago Segura, Espanha, dia 17; e O Caçador de Troll, de André Øvredal, Noruega, dia 18.

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  
Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...