quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ONU LANÇA NO RIO CAMPANHA PARA ESTIMULAR VOLUNTARIADO

Agência Brasil


As Nações Unidas (ONU) querem motivar os brasileiros a se tornar voluntários. Foi lançada hoje (23), no Rio de Janeiro, a campanha "O Planeta é Voluntário. E Você?". Por meio de peças de rádio, filmes para a TV, fotografias e uma página na internet, os organizadores esperam promover o tema e sensibilizar a população para que dedique parte do tempo a causas de interesse coletivo.

A iniciativa, coordenada pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) e a Rede Brasil Voluntário (RBV), faz parte das comemorações pelo décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários (AIV+10), instituído em 2001 pela Assembleia Geral da Organização da ONU.

A coordenadora nacional do Programa dos Voluntários da ONU, Anika Gaertner, destacou que a campanha também vai orientar a população com dicas práticas de como se tornar um voluntário. Segundo ela, todo mundo tem algum conhecimento específico ou talento individual que pode ser usado para beneficiar um grupo.

“No nosso site, damos uma lista com dicas sobre o que fazer para isso. O primeiro passo é entrar em contato com o centro de voluntariado mais próximo de casa ou procurar uma organização comunitária, associação ou igreja no bairro. Nesses locais é possível identificar o melhor caminho para se fazer um trabalho voluntário. Não precisa, necessariamente, ser na sua profissão. Um dentista, por exemplo, pode desenvolver atividades com crianças, como recreação. A Terra nos oferece tantos recursos sem pedir nada em troca. Esse também é o lema do voluntário”, explicou.

A coordenadora do AIV+10, Cibelly Almeida, informou que será feita uma pesquisa nacional sobre o voluntariado no Brasil, levantando o número de pessoas que se dedicam a trabalhos voluntários, em que áreas atuam, qual a motivação para desenvolver as atividades e o perfil desses brasileiros.

“Não temos hoje como fazer uma análise quantitativa de voluntários no país, mas podemos dizer que a qualidade do trabalho desenvolvido melhorou muito nos últimos anos. O trabalho voluntário já não é simplesmente assistencialista, praticado só por quem vai à igreja ou por donas de casa. Hoje, vemos esse tema sendo trabalhado pelas empresas, por profissionais que se dedicam ao voluntariado”, disse Cibelly Almeida.

O Programa de Voluntários das Nações Unidas apoia o desenvolvimento humano sustentável ao redor do mundo por meio da mobilização das pessoas. Mais de 7,5 mil voluntários de cerca de 160 países colaboram anualmente com o programa. Com sede em Bonn, na Alemanha, o programa tem atividades em 130 países.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436

Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...