terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CARLOS GARDEL: A VOZ DO TANGO

Carlos Gardel foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade. Gardel é sinônimo de tango e seu nome é legendário. Nasceu no dia 11 de dezembro de 1890 – há 120 anos –, em Tacuarembó ou em Toulouse.

Seu lugar de nascimento se constitui uma questão controversa. Alguns sustentam que Gardel teria nascido no interior do Uruguai, no departamento de Tacuarembó, baseando-se em alguns documentos e matérias jornalísticas da época.

Outros dizem que Gardel teria nascido na cidade francesa de Toulouse como Carlos Gardés, filho de pai ignorado e de Bertha Gardés. Gardel era esquivo sobre o tema e quando indagado dizia: “Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade”.

Cantor e ator, Gardel foi celebrado em toda a América Latina pelo seu trabalho de divulgação do tango. Iniciou sua carreira artística com o nome de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina.

Teve como importante parceiro musical o brasileiro Alfredo Le Pera. Gravou mais de noventa canções entre tangos, milongas, fox-trots, fados, pasodobles e músicas folclóricas, vendendo milhares de discos.

Entre suas interpretações mais famosas estão: Mi noche triste (1917), Adiós muchachos (1928), Silencio (1932), Melodia de arrabal (1933), Cuesta abajo (1934), Mi Buenos Aires Querido (1934), Volver (1934), El dia em que me quieras (1935), entre muitas outras conhecidas.

Carlos Gardel morreu em desastre de avião durante uma turnê, em Medellin, na Colômbia, em 24 de junho de 1935. Neste acidente morreu também seu parceiro Alfredo Le Pera

Em 2003, por proposta do governo uruguaio, a voz de Gardel foi gravada pela Unesco no Programa Memória do Mundo.

No Brasil, Gardel foi bastante admirado, tendo sido responsável pelo interesse em torno do gênero do tango, até hoje apreciado por círculos de músicos e de público.

Neste ano, são lembrados os 120 anos de nascimento deste grande artista, um verdadeiro ícone do tango e continua sendo uma das personalidades mais queridas de toda a Argentina.

Diretoria do CEPRO

Fonte: Enciclopédia Wikipédia



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...