quarta-feira, 8 de setembro de 2010

300 ANOS DE WILHELM FRIEDMANN BACH


A família Bach foi de grande importância na história da música por cerca de 250 anos, com mais de 50 músicos e vários compositores notáveis.

Seu membro mais proeminente, e talvez o mais notável compositor da história, foi Johann Sebastian Bach (1685-1750). Dos seus filhos, destacaram-se Wilhelm Friedmann, Carl Philipp Emanuel, Johann Cristian e Johann Christoph Friedrich.

Tantos e tão eminentes eles foram, que os músicos de Erfurt (capital do Estado da Turíngia, Alemanha) eram conhecidos como “os Bachs”, mesmo quando já não havia membros da família na cidade.

Wilhelm Friedmann nasceu em Weimar no dia 22 de novembro de 1710. Era o primogênito e filho predileto de J.S. Bach, sendo dotado de grande talento.

Seu pai, que o considerava sempre como o mais capacitado dos seus filhos, encarregou-se da sua formação musical e compôs para seu aprendizado várias músicas – todas de primeira.

Foi muito apreciado por sua capacidade de improvisar e deixou boa quantidade de música para teclado de excelente qualidade cujas características antecipam a tensão e o emocionalismo do Romantismo.

Wilhelm Friedmann demonstrou possuir um talento profético, que alia a velha ciência do contrapondo e uma inspiração romântica, com uma certa ousadia para a época. Contribuiu tanto como o seu irmão C.P. Bach para o aperfeiçoamento das formas modernas da sonata e do concerto. Veio a falecer em 1º de julho de 1784.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – registra os 300 anos de nascimento de Wilhelm Friedmann Bach e faz ressoar as homenagens que por todo mundo são dedicadas a este grande compositor alemão e ao seu inesquecível legado artístico


Fonte: Enciclopédia Wikipédia


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...