sábado, 24 de julho de 2010

SAUDADES DE AMÁLIA



Amália da Piedade Rodrigues ou, como era mais conhecida, Amália Rodrigues completaria seu 90º aniversário em 1º de julho. Veio a falecer em 6 de outubro de 1999, na mesma cidade em que nasceu, Lisboa, Portugal.

Amália consagrou-se como fadista e atriz. E foi considerada o exemplo máximo do fado comumente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX.

Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este gênero musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo.

Amália aparecia em vários programas de televisão pelo mundo afora onde não só cantava fados e outras músicas da tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas e mesmo alguma música de origem estrangeira, inclusive brasileira.

Marcante contribuição sua para a história do fado foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses depois de musicados. Teve ainda ao serviço de sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas portugueses contemporâneos.

O fado é um estilo musical tipicamente português. Geralmente cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhada por guitarra clássica (entre os fadistas, chamada de viola) e guitarra portuguesa. O termo vem do latim fatum, ou seja, “destino” e é o mesmo que dá origem à palavra “fada”, um ser mitológico.

Amália Rodrigues imortalizou muitas de suas canções como Perseguição, A tendinha, Ojos verdes, Ai, mouraria, Uma casa portuguesa, Tudo isso é fado, Foi Deus, Alfama, Amália, Lisboa antiga, Coimbra, Nem às paredes confesso, Barco negro, entre outras.

Amália gravou inúmeros discos e participou de vários filmes e se dedicou a tournées por diversos países. Deu ao fado um fulgor novo e especial. Cantou o repertório tradicional de forma diferente. Recebeu prêmios como a Ordem do Infante D. Henrique, em Portugal, e Ordem das Artes e das Letras, na França.

Amália Rodrigues representou Portugal em todo o mundo. Foi verdadeira embaixadora propagando a cultura portuguesa, a língua portuguesa e o fado.

Amália morreu em casa, repentinamente, aos 79 anos. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.

Amália deixou saudades.

Diretoria do CEPRO

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ  



Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...