segunda-feira, 21 de junho de 2010

A TORCIDA DO CEPRO POR UM BRASIL CAMPEÃO


                                      




Patrocinada pela FIFA, a Copa do Mundo de Futebol em sua 19ª edição de 2010 põe à prova corações e mentes. No Brasil e no mundo. Como amplamente sabido, em dias de jogos da seleção brasileira, nosso País praticamente para. E, neste ano, a tradição continua.

Desde sua primeira versão em 1930, no Uruguai, até os dias de hoje, a Copa do Mundo tem sido um dos maiores feitos internacionais, com público estimado em mais de 1 bilhão de expectadores.

O Brasil esteve presente desde o início da competição, sagrando-se campeão em cinco ocasiões: 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1970 (México), 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Japão e Coréia). Agora, na África do Sul, o Brasil busca o hexacampeonato.

Por todos os cantos, brasileiros e brasileiras estão juntos nesta confraternização, para além dos problemas cotidianos vividos por todos e todas. São alguns momentos de certo “alheamento” consentido e assumido...

Em nossa cidade, Rio das Ostras, como pelo Brasil afora, neste ano o ritual não é diferente: ruas enfeitadas, indumentária verde-amarela, bandeiras, trombetas, apitos, bateria (instrumentos musicais) e, para quem aprecia, a famosa cervejinha. E mais, os parentes, os amigos, os vizinhos e quem mais parecer.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – não poderia ficar de fora de toda esta festa. Só que a torcida do CEPRO recebeu um reforço de outros jovens torcedores, os pré-adolescentes da Infância Missionária da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Rio das Ostras, acompanhados pela Srª Francisca e por alguns pais, que trouxeram doações para incrementar a festa, entre camisas e trombetas (para desespero de alguns adultos).

Pelo visto, até aqui, bem que a nossa seleção está precisando de uma boa “forcinha”. E para isso pode contar com toda energia e muito barulho de nossas crianças e jovens!

Comemorações à parte, é importante aqui registrar que em tempos difíceis de crise internacional, a África é entre os continentes o que mais sofre de miséria, fome e doenças. Devemos ter olhos e ouvidos também para isso. E, mais do que apenas torcer, vislumbrar a possibilidade de um mundo melhor para todos e todas.

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ  







Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...