No dia 05 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntariado, que foi instituído em 1985 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade em vários lugares do mundo.
As ações de um voluntário extrapolam a definição comum do termo, de acordo com os dicionários mais usuais a palavra “voluntário” significa “aquele que age por vontade própria”. Complementar a isso, a própria ONU ressignificou a definição desta palavra, portanto, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos”.
Após o ano 2000, foram estabelecidos os 8 Objetivos do Milênio no que diz respeito ao voluntariado. Listamos as principais áreas de trabalho voluntário a serem estimuladas, com o intuito de solucionar definitivamente os problemas.
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome.
2. Atingir o ensino básico universal.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
4. Reduzir a mortalidade infantil.
5. Melhorar a saúde materna.
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
7. Garantir a sustentabilidade ambiental.
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.
O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – como um de seus pilares a ação voluntária. Nossos diretores atuam de forma voluntária em projetos de grande relevância cultural, ambiental e social. Acreditamos que aquela velha máxima ainda pode ter sua verdade: “Se cada um fizer a sua parte...”
Parabéns a todos vocês, voluntários, que fazem a sua parte em nosso projeto de cidadania.
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário