quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Conferência Intermunicipal de Educação - CONAE

Hoje, podemos dizer que todo trabalho iniciado pela comissão organizadora estadual junto aos municípios já começam a dar seus primeiro frutos. Em destaque para o pólo Norte Fluminense II, que abrange Macaé e municípios adjacentes: Conceição de Macabu, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã e Rio das Ostras. Sendo aí onde melhor pude atuar na medida das minhas condições e disponibilidades.
Gostaria de compartilhar que este trabalho inédito, frutos de muitas mãos, tem sido uma experiência desafiadora. Construir uma Conferencia Nacional de Educação (CONAE), cumpre um papel decisivo para consolidação de um projeto democrático e popular neste país.
Nos dias 06, 07 e 08 de agosto estarão reunidos em Macaé diferentes segmentos da sociedade discutindo o tema central da CONAE: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.
A partir deste momento, ele se torna objeto de estudo e de deliberação, incluindo, portanto, o debate de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino em um fórum de mobilização nacional pela qualidade e valorização da educação com a participação de amplos segmentos educacionais e sociais.
Como todos (as) sabemos, o Brasil ainda tem uma grande dívida social para com a maioria de nossa população. Para nós, educadores e educadoras, é hora de integrarmos o nosso dia-a-dia de trabalho com esse desafio de construirmos um Sistema Nacional Integrado de Educação, voltado para superar o grande fosso que nos separa de tantos outros países, inclusive daqueles com menores potencialidades que o nosso.
Mas, para isso, não podemos e não devemos copiar fórmulas superadas e descontextualizadas. Esta tarefa que é de todos e todas inclui desde secretários de educação e gestores públicos até representantes da sociedade civil organizada, em especial, dos movimentos sociais.
A democracia será o foco de nosso debate, pois através dela acreditamos ser possível construir novos alicerces para a paz e a prosperidade dos povos e para igualdade em nosso país. Em âmbito educacional, a democracia se traduz na efetiva participação dos profissionais na elaboração, na implantação e na avaliação das políticas públicas; na escolha dos dirigentes escolares; na construção do projeto-político–pedagógico da escola por seus atores; na alfabetização e na qualidade do ensino para todos.
A CONAE será um importante espaço democrático para a construção da política nacional de educação e dos seus marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade.
Neste sentido, os desafios da educação pública brasileira, neste momento de crise mundial, revertem-se de importância estratégica sob vários aspectos, que vão desde a profissionalização dos trabalhadores – acometidos pelo massivo desemprego mundo afora – à formação das presentes e futuras gerações, com o compromisso de atender às demandas éticas , sociais, culturais, ambientais, tecnológicas,econômicas, dentre outras, impostas por este momento histórico.
De modo que nos perguntamos: é possível, no mundo contemporâneo, as relações em sociedade serem organizadas sem fundamentos precípuos que direcionem para a idoneidade moral dos indivíduos e à justiça coletiva, e que primem pela inclusão e a igualdade social? E podem convencionar, democraticamente, esses princípios, senão um poder soberano eleito pelos cidadãos e cidadãs de cada país? E qual o papel da educação na construção dessa nova ordem social? Como o sistema educacional e as escolas – e seus atores – devem se organizar para serem protagonistas e colaboradores frente a esses desafios?
Essas e muitas questões, chegam num momento ímpar para o Brasil e para o mundo , que têm a chance de consolidar outros rumos para as sociedades local e global.
Neste sentido, conclamo a todos os educadores, estudantes, pais , mães para participarem da Conferências Intermunicipal , Estadual e Nacional de educação, com intuito de debater os principais temas em voga na política educacional.
Sua participação é muito importante para melhorarmos a qualidade da escola pública e para construirmos um Brasil melhor para todos.
Desta maneira, faço aqui meu prévio agradecimento por poder estar contribuindo para este momento histórico, que está apenas começando.
Muito trabalho teremos ainda pela frente. Mas é do bom combate que nascem as melhores vitórias. E é o que o povo brasileiro e, em particular, o fluminense espera e merece de nós.


Profª Guilhermina Rocha
Especialista em Educação e Historiadora
Presidente do CEPRO
Colunista do Jornal Razão - Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...