terça-feira, 21 de julho de 2009

Academia Brasileira de Letras comemora 112 anos


A Academia Brasileira de Letras é uma instituição que foi fundada em 20 de julho de 1897. Composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos em votação secreta e 20 sócios correspondentes estrangeiros, tem por fim o cultivo da língua e a literatura nacional. A sessão inaugural da Academia ocorreu numa sala do Pedagogium, na Rua do Passeio, na qual estiveram presentes dezesseis acadêmicos. Com discursos de Machado de Assis e dos também escritores Rodrigo Otávio e Joaquim Nabuco fez-se a abertura dos trabalhos de uma das mais importantes Academias Literárias do mundo.
Trecho do discurso inaugural de Machado de Assis:
Senhores, investindo-me no cargo de presidente, quisestes começar a Academia Brasileira de Letras pela consagração da idade. Se não sou o mais velho dos nossos colegas, estou entre os mais velhos. É símbolo da parte de uma instituição que conta viver, confiar da idade funções que mais de um espírito eminente exerceria melhor. Agora que vos agradeço a escolha, digo-vos que buscarei na medida do possível corresponder à vossa confiança.
...Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles o transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira. Está aberta a sessão.
Para comemorar essa importante data, a ABL promoverá a solenidade de entrega de seus Prêmios Literários para o ano de 2009 no Salão do Petit Trianon, a partir das 17h30min do dia 23 de julho.
O Prêmio Machado de Assis, no valor de R$ 100 mil, o mais importante da ABL será entregue ao escritor catarinense Salim Miguel. Os Acadêmicos Marcos Vilaça, Lêdo Ivo, Nélida Piñon, Alberto da Costa e Silva e Moacyr Scliar integraram a Comissão Julgadora responsável pela escolha do escritor laureado. Entre outros autores que já receberam o Prêmio Machado de Assis estão Ferreira Gullar, Fernando Sabino, Antonio Candido e Mário Quintana.
Salim Miguel, o premiado da noite, com mais de 30 volumes publicados, nasceu no Líbano e é reconhecido como um dos mais destacados ficcionistas brasileiros, além de contista, cronista e ensaísta. Entre os seus romances, destacam-se "NUR na Escuridão", "A Vida Breve de Sezefredo das Neves, poeta" e "Mare Nostrum".


Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...