quinta-feira, 14 de maio de 2009

Flip: Equilíbrio entre ficção e não ficção

De 20 mil a 30 mil pessoas devem passar pela cidade fluminense Paraty entre os dias 1 e 5 de julho, quando ocorre a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que tem entre os convidados autores como Chico Buarque, Richard Dawkins, Gay Talese e António Lobo Antunes, entre outros.
Quando a Feira começou, em 2003, as expectativas sobre o público eram bem modestas, as pretensões de seus organizadores eram que em cinco anos, o público seria de no máximo 500 pessoas. O primeiro ano foi um sucesso, a rede de hotéis e pousadas da região precisou se adaptar e a administração da Feira ampliou suas expectativas.
De acordo com o curador da Flip, Flávio Moura, a programação de 2009 confirma a identidade da Flip, convidando nomes de destaque incontestável na suas áreas de atuação, havendo um verdadeiro equilíbrio entre ficção e não ficção.
É a primeira vez que a programação inclui ciência, representada pelo renomado darwinista e ateu confesso Richard Dawkins, autor de “Deus, um delírio”. Também é inédita a presença de uma artista plástica, Sophie Calle, cuja obra tem forte ligação com a literatura, e de autores chineses no evento (Xin Ran e Ma Jian). Eles vêm ao Brasil quando se recordam os 20 anos do massacre na Praça da Paz Celestial, tema abordado na obra de Ma Jian.
Outra novidade anunciada por Moura é a Flip Casa de Cultura, novo nome da Flip Etc. A alteração se deve a uma certa confusão, onde muita gente achava que se tratava de um evento paralelo.
O autor homenageado pela sétima edição da Flip é o poeta Manuel Bandeira (1886-1968). A mesa literária tradicionalmente organizada para debates sobre o autor selecionado será composta por Edson Nery da Fonseca, amigo pessoal e um dos maiores especialistas em Manuel Bandeira, e por Zuenir Ventura, que foi aluno do poeta.
Com um orçamento de quase R$ 6 milhões, valor 8,2% maior que no ano anterior, a Flip não deixará transparecer ao público os efeitos da crise financeira mundial, garante Mauro Munhoz, diretor geral da Flip. A inflação entre ano passado e este foi de 10%. Portanto, segundo Munhoz, houve redução de recursos, quando o natural seria haver aumento a cada ano.



CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Um comentário:

Jonathan Mendonça disse...

O Chico Buarque vai estar lá??? Então eu também tenho de estar!!!

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...