quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dia da Mentira

Você sabe por que o dia 01° de abril é conhecido como Dia da Mentira?


Como você bem sabe existem e existiram diversos calendários em pontos diferentes do planeta. Calendários que usam as fases da lua, as estações do ano e os calendários solares. Alguns até misturam essas referências na busca por uma melhor forma de datar o tempo.
O nosso calendário que é chamado de Calendário Cristão, Calendário Gregoriano ou Calendário Ocidental foi instituído em 1582 pelo Papa Gregório III, após uma reforma no antigo calendário Juliano (de influência romana). Lembrem-se que a Igreja Católica era uma das maiores instituições da Europa daquele período.
Anteriormente no calendário Juliano, os anos começavam no final de março e início de abril. As comemorações de Ano Novo tinham o dia 1° de abril como o primeiro dia do ano, isso coincidia com o início da primavera no continente europeu. Após a reforma do calendário no século XVI, na França, as pessoas passaram a chamar esta data de Dia da Mentira.
As brincadeiras chegaram até os nossos dias, sendo algumas delas saudáveis, outras nem tanto. Os novos tempos trouxeram novos usos para esta data, até vírus de computadores são usados para pregar peças nas pessoas mais desavisadas.

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...