sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Curiosidades


















Você sabia que o Fórum Social Mundial foi criado para ser um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, organizado religiosamente em Davos, na Suiça.
Os Fóruns Econômicos organizados pelos países do mundo e a Rússia, conhecidos por G-8 ou Grupo dos Oito, tem por objetivo analisar e criar opções para aumentar o faturamento desses países sobre suas populações e principalmente sobre os outros países do mundo.
Nesse contexto, sob a égide da ética e da possibilidade de se ter um mundo menos desigual e mais humano, surgiu o Fórum Social Mundial.
Tendo um lema, que lhe caiu como uma luva, "um outro mundo é possível", ano após ano, os organizadores e os participantes do Fórum Social Mundial lançam as bases da mudança, através da qual será possível ter um outro mundo.

Você sabia que os diretores do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras - CEPRO já participaram de várias edições do FSM, entre elas as de Porto Alegre, e da Bombaim (também conhecida por Mumbai), na Índia, onde a Professora Guilhermina Rocha, presidente do CEPRO, pode ver como um país tão distante do nosso, guarda laços de proximidades, senão étnica, mas cultural e estrutural. Favelas, falta de condições de moradia e de higiene, trânsito caótico, miséria e opulência disputando os cartões postais.

Você sabia que a cidade de Bombaim foi alvo de atentados terroristas no mês de novembro deste ano, o que levou a morte várias pessoas, de nacionalidades diferentes, mas com algo em comum, o fato de serem inocentes. A cidade tenta se reerguer de feridas, mas a mácula do terrorismo nem sempre permite essa pausa para chorar os mortes.
Bombaim é a maior cidade da Índia e capital do Estado de Maharashtra. Tem uma população estimada em 13 milhões de habitantes e é considerada a sexta maior região metropolitana do mundo. É a capital comercial e do entretenimento da Índia e atrai muitos migrantes de todo o país, devido às suas oportunidades. No entanto, cerca de 270 milhões de pessoas vivem na condição de miseráveis, de um total de 1,1 bilhões de habitantes.
Como nos diz a Professora Guilhermina, "A realidade daquela sociedade causou impacto, mesmo para mim, brasileira, conhecedora das condições de vida do nosso povo. Presenciei fatos de profunda tristeza que me levaram às lágrimas. São sinais que tornam urgentes as ações pela transformação do mundo e da própria humanidade. Por um outro mundo possível".

O CEPRO lança o convite a todos e todas para participarem do próximo Fórum Social Mundial 2009, em Belém, no Estado do Pará. E nós estaremos lá.

CEPRO – CENTRO CULTURAL DE EDUCAÇÃO POPULAR DE RIO DAS OSTRAS
SEDE: Avenida das Flores nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora – Rio das Ostras- RJ
CEP: 28.890-000
TELEFAX: (22) 2760-6238
Email: cepro.rj@gmail.com

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...